27 de abril de 2024
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

CARTA SOBRE O PROJETO “SOMOS TODOS IRMÃOS”

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp
dom mário zanetta

“Glória a Deus no mais alto dos céus, e na terra paz a todos por Ele amados.” (Lc 2,14).

A aclamação cheia de maravilhamento e esperança que os anjos cantaram diante dos pastores é a mesma que nasce do nosso coração, pois reconhecemos, como o Senhor é bom e que sempre nos acompanha com a sua infinita. “compaixão. O que nos move é uma grande esperança, pois, no meio de tantas situações notícias negativas, prevalece em nós uma inesgotável confiança na paternidade, divina, que quer a nossa felicidade e o verdadeiro bem da vida de todos. propostas e iniciativas que movem a nossa responsabilidade.

Com muita humildade, queremos dizer a cada um e a cada um razões para convidar a pensar de forma diferente, a reagir ao, medo e à violência e irmos juntos num caminho que já venceu o pessimismo. Se o medo nos faz procurar refúgio no individualismo, a confiança e a esperança nos abrem à vida comunitária, pois somos todos irmãos. A experiência de todos nós, o coração que temos, nos permite reconhecer que a vida cotidiana vivida com serenidade é possível, pois é dentro dela que Deus se fez carne para nos libertar de todos os pecados e resgatar a nossa dignidade de filhos e filhos d´ele. 

 

Juntamente com outras pessoas e instituições, com a graça de Deus, desejamos ser semeadores de esperança, valorizando todos aqueles que são testemunhas de dedicação, criatividade e compromisso com o bem comum, sinal da presença do Reino de Deus, para, com eles, não termos medo de assumir as nossas responsabilidades, saindo da nossa zona de conforto. Sabemos que não é suficiente a boa vontade, mas que precisamos da graça divina, pois sem ela prevalece o imediatismo, o sentimento e a violência; quando as coisas não acontecem segundo as nossas expectativas e projetos.

Na fadiga de remar dentro dos desafios que a realidade nos apresenta o que nos anima são as palavras de Jesus aos Apóstolos que estavam com mede que era um fantasma: “Coragem! Sou eu, não tenhais medo” (Mec 6,50). diante da impossibilidade de carregarmos sozinhos os nossos limites pessoais dos outros, percebemos como uma amizade construtiva é um grande sinal de esperança e uma grande resposta de solidariedade concreta, através das quais o mesmo Jesus quer se aproximar de cada uma de nós.

Animados pela força do Espírito Santo, que sustenta a confiança recíproca, cultivando uma estima recíproca, respeitando o caminho e as competências de cada um e cada uma, afirmamos que somos todos irmãos, e assim desejamos enfrentar as situações de necessidades que encontrarmos, para colaborar a resgatar a dignidade de tantas pessoas que, por motivos diferentes, vivem a margem da convivência social.

Não queremos ser mais uma obra assistencialista e sim uma comunidade de pessoas que procuram oferecer caminhos, que possam abrir oportunidades para  encontrar trabalhos dignos, oferecendo o que cada uma precisa para crescer na responsabilidade e no preparo profissional. Com o coração ardente, que nasce do reconhecimento da Presença de Jesus, que caminha conosco, convidamos a todos e todas para participarem do lançamento da iniciativa “Somos todos irmãos” cuidando uns dos outros, que acontecerá no Balneário Abelardo Wanderley, em Paulo Afonso/BA, sexta feira 15 de dezembro, a partir das 18h30, para dizermos juntos com força e entusiasmo: “Estamos aqui prontos para sermos semeadores de esperança”. 

Com profunda estima e amizade em cristo

Dom Guido Zendron, Bispo Diocesano 

Pr. Denis Reis, Presidente ABAME (Associação Baiana de Ministros Evangélicos) 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.