27 de abril de 2024

Segundo dia de Assembleia – “Caminhar juntos para evangelizar e servir”

dom mário zanetta (1)

O segundo dia da Assembleia Diocesana (17/02), iniciou reunidos em torno do altar do Senhor, celebrando a Eucaristia, presidida pelo Pe. José Raimundo, vigário geral e cura da Catedral Nossa Senhora de Fátima, expressando o sentido de realizar a Assembleia no tempo quaresmal, ocisão propícia para a conversão pessoal e comunitária.

Na assessoria, o Pe. Carlos Marçal, voltou a falar sobre o Plano de Pastoral Diocesano, que nasce da escuta do Povo de Deus, tendo como método os “círculos bíblicos”, já presente na Igreja, em pequenos grupos, rezar e refletir sobre as alegrias e tristezas na vida em comunidade e nas famílias. Tendo presente quais as características de nossa Igreja local? Sem deixar de esquecer o que somos e o que fazemos

, aprendemos com o Mestre Jesus, que questiona aos seus discípulos: “quem dizeis que eu sou” (Cf. Mt 16, 15).

Continuou apresentando os aspectos mais relevantes da Igreja nos tempos atuais, de suas fontes: a Palavra e o Magistério. Em seguida enfatizou três pontos:

– A Sinodalidade: O Papa Francisco, deseja que voltemos as fontes do cristianismo para sermos Igreja hoje com convicção de comunhão, participação e missão;

– Igreja vocacionada: Nunca esquecer que o Senhor nos chama a ser Igreja dos batizados, dos vocacionados e enviados ao mundo, sendo luz. O vocacionado é sentir-se alegre pelo serviço realizado e de todo o coração;

– Campanha da Fraternidade 2024: Somos todos irmãos e irmãs, congregados a anunciar o evangelho da Boa Nova, gerando um mundo mais fraterno e humano.

Por fim, o assessor, convidou a todos a repensarmos em nossas atividades de evangelizadores, respondendo a seguinte questão: “Senhor, o que queres que eu faça?”.