4 de maio de 2024

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA COM O RITO DA BENÇÃO DA CAPELA DA RESSURREIÇÃO E TRANSLADO DOS RESTOS MORTAIS DE DOM MÁRIO, PE. LOURENÇO E DOM JACKSON.

Capa p Site

A Catedral de Nossa Senhora de Fátima, na Diocese de Paulo Afonso, viveu no dia 13 de novembro de 2023, momento de muita FÉ E ESPERANÇA, pela Celebração Eucarística e Rito de bênção da Capela da Ressurreição e da Celebração da Esperança pelos 25 anos da Páscoa definitiva de Dom Mario Zanetta e os 50 anos de Padre Lourenço Tori.

Nossa Catedral já viveu momentos muito especiais de celebrações, mas o dia de ontem ultrapassou todas as nossas expectativas. Foi um encontro memorável, onde víamos a geração que acompanhou toda a vida dos sacerdotes italianos e a geração jovem que os conhece pelos relatos e testemunhos da vida de dedicação e amor ao próximo, especialmente aos mais necessitados. Foi lindo! Muito lindo!

Nunca se viu tantos sacerdotes juntos vindos da capital, dos municípios da Diocese e das cidades vizinhas. Eram Padres, Bispos e Arcebispo, todos vivendo aquele momento de Fé e Gratidão. Nossa Catedral, que é grande, tornou-se pequena diante do grande numero de fiéis presentes, lotando todos os espaços dentro e fora da Catedral, o povo de Deus recebeu e aceitou o chamado! A Celebração foi presidida por Dom Itamar Vian (Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Feira de Santana/BA. E concelebrada por Dom Guido Zendron, nosso Bispo Diocesano, demais sacerdotes do clero diocesano, do Clero Italiano e das Dioceses circunvizinhas.

Na sua homilia Dom Itamar refletindo sobre o Evangelho do dia, exultou os exemplos dos dois missionários italianos, a dedicação aos seus fiéis seguidores, esquecendo, até mesmo, de cuidar da própria vida, lembrando de Dom Mário que tinha tempo para todos, esquecendo de cuidar de si próprio.  Exaltou também a vida de Dom Jackson, nosso primeiro Bispo, falando da doação e amorosidade, sem limites, que nos dedicaram.

Ressaltando ainda mais esse momento de saudades, boas lembranças e momento de Fé, foi cantado, por todos os presentes, a música “Quem nos Separará” – fortalecendo, em cada um, o amor de Deus por nós. Toda Igreja cantava, muitos choravam e a emoção estava presente em todos.

Após a bênção final, as famílias prestaram homenagens a seus entes queridos e manifestaram a gratidão da nossa gente por seus amados. Encerrando toda a celebração foi realizada a procissão levando as urnas com os restos mortais de Dom Jackson, Dom Mario e Padre Lourenço para a Capela da Ressurreição, construída com esmero, na Sé Catedral Nossa Senhora de Fátima, junto aos fiéis e testemunhas do grande amor que nos dedicaram e que Descansem em Paz.  Cabe aqui exaltar e aplaudir a participação da Filarmônica da cidade de Água Branca/AL, que abrilhantou o encontro, nos presenteando com momentos de alegria e emoção que a boa música sempre nos proporciona. Nossos Parabéns! Concluímos, afirmando com toda certeza, que os momentos vividos nesta celebração, foram os mais aplaudidos e vividos com toda intensidade e emoção por todos os fieis presentes, sob o olhar bondoso da Nossa Senhora de Fátima.

Acesse as fotos na íntegra: https://photos.app.goo.gl/iRy8h4uQVV95ayPj9

Por: Assessoria de Comunicação da Diocese de Paulo Afonso/BA