29 de abril de 2024

Missa dos Santos Óleos é celebrada na Sé Catedral

Na quinta-feira, 30 de março, foi celebrada a Missa dos Santos Óleos na Sé Catedral Nossa Senhora de Fátima, em Paulo Afonso. A celebração foi presidida pelo Bispo Dom Guido Zendron e concelebrada pelo Clero diocesano. Tradicionalmente na Diocese de Paulo Afonso, a bênção e consagração dos óleos, acontece uma semana antes da Ceia do Senhor (Quinta-feira da Semana Santa).

A Santa Missa realizada neste dia, evidencia o significado da concreta Unidade da Igreja diocesana. Estiveram presentes nesta celebração a comunidade diocesana e mais de 40 padres vindos das paróquias pertencentes à Diocese, que na mesma semana estiveram em reunião no Centro Diocesano D. Mário Zanetta, em Glória (BA). Os fiéis puderam acompanhar a Renovação das Promessas Sacerdotais dos seus párocos, vigários e colaboradores.

Durante sua homilia, o Bispo D. Guido ressalta que a renovação das promessas sacerdotais evidencia a nossa missão e com a benção dos óleos enxergamos a origem e objetivo da mesma, em favorecimento da comunhão entre Deus e o povo no qual é confiado. O Bispo, a partir desta celebração ainda refletiu sobre o lema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16) que através dos Santos Óleos utilizados na ministração dos sacramentos, oferecemos aos fiéis a possibilidade de viver uma forma mais profunda a amizade com Jesus Cristo. Através do Batismo, cada um é chamado a rezar e oferecer o seu dia a dia para a própria santificação e a do mundo inteiro. Enxerguemos as enfermidades até mesmo em nossas famílias, sociedade e igreja e que possamos nos envolver abrindo nossos olhos a tantas necessidades. E na confirmação da nossa fé, somos convidados a ser novas criaturas.

Os padres após a benção, retornam a suas paróquias e comunidades levando uma porção dos óleos, para que sejam utilizados na prática dos sacramentos. O Bispo diocesano, acompanhado pelos seus presbíteros, abençoou os óleos dos Catecúmenos, utilizado na ministração do Sacramento do Batismo; dos Enfermos, utilizado na Unção dos Enfermos, e consagrou o óleo do Crisma, utilizado nos sacramentos da Confirmação (Crisma) e da Ordem.

Confira os registros fotográficos (Clique aqui)

One Comment

• Que linda e nossa liturgia sou apaixonado por nossa Igreja, que Deus abençoe todo o clero muita luz na sua missão.