29 de abril de 2024

Diocese de Paulo Afonso realiza seminário sobre o combate à fome

A Diocese Nossa Senhora de Fátima, através da Associação Bom Samaritano, realizou no dia 23 de março, o 1º Seminário Intersetorial Fraternidade e Fome – Discutindo Caminhos, que aconteceu no auditório do Centro Universitário do Rio São Francisco – UniRios, e contou com a presença de autoridades locais, representantes de entidades dos diversos segmentos da sociedade civil e do poder público local, estudantes, médicos, movimentos e grupos eclesiais e igrejas evangélicas.

O seminário foi conduzido e mediado pelo mobilizador social e um dos idealizadores, Paulinho Santos e teve como palestrantes: o sociólogo José Renato, a psicóloga Juliana Nicácio e a Gestora do Hospital Regional de Paulo Afonso e membro das Obras Sociais Irmã Dulce, a sra. Diane Queiroz, que trouxeram ao público presente – de aproximadamente 90 pessoas – abordagens críticas e de extrema relevância sobre o papel dos principais atores no dever de promover políticas públicas e ações eficazes e mais assertivas na sociedade pauloafonsina.

A proposta do encontro era discutir a temática sugerida pela Campanha da Fraternidade 2023, (Fraternidade e Fome) com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”, extraído do texto bíblico escrito pelo evangelista Mateus (14,16), frase dita por Jesus diante da necessidade de alimentar uma multidão de seguidores que escutavam seus ensinamentos. A tônica permitiu uma reflexão mais aprofundada sobre o papel do homem que, como filhos e filhas de Deus, que têm a mesma missão de Jesus, de favorecer os povos, inserindo-os numa fraterna comunhão, ação prática e eficaz na vida dos que mais sofrem.

O início do evento contou com a apresentação artística do músico e colaborador das diversas ações promovidas pela Diocese, Izael de Jesus. A mesa de honra do evento foi formada pelo Tenente Coronel da PM e Comandante do 20º BPM, Taylon Teixeira Cavalcante; o Secretário Municipal de Administração, representando o prefeito, Sr. Cleston Andrade; o Vereador e representante da Câmara de Vereadores, Marconi Daniel; a Presidente da Associação Bom Samaritano e uma das promotoras do evento, Maria Salete – que apresentou a Associação com seus membros e sua finalidade; e o Bispo Diocesano, Dom Guido Zendron, que fez a introdução explicando o sentido da Campanha da Fraternidade e o compromisso de cada pessoa frente à realidade da fome.

Após cada palestra, o público perguntou e complementou acerca da temática exposta, gerando assim, maior interação entre os participantes, já que um dos objetivos era abrir discussões propositivas para futuras ações. Tudo foi transmitido, ao vivo, pelo canal da diocese no Youtube, por onde os internautas podiam interagir com mensagens.

Para Paulinho Santos, o número de participantes foi muito significativo, porque era um público que tinha qualidade, alcançando o objetivo proposto. Entre vários elogios do público pelo evento, um dos participantes convidados, o Diretor do Núcleo Territorial de Ensino do Estado da Bahia em Paulo Afonso (NTE), Marcos Antônio, parabenizou a diocese e afirmou que “não é todo mundo que tem a coragem de fazer um seminário como este, porque não é todo mundo que tem a coragem de expor a verdade, falar de fome…”, ponderou.

O relatório do seminário será elaborado e repassado aos participantes, prefeitura e entidades afins. Ao final do evento, todos os presentes receberam o certificado de participação, com carga horária de 3 horas.

Fonte: Folha Sertaneja