27 de abril de 2024

CEAPA recebe visita e benção do Bispo diocesano Dom Guido Zendron

Na manhã da última quarta-feira (14), a equipe da CEAPA (Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas) do Estado da Bahia – Núcleo de Paulo Afonso, recebeu a visita do Bispo da Diocese de Paulo Afonso, Dom Guido Zendron, acompanhado do Assessor Técnico e colaborador da Diocese, Paulinho Santos, para conhecer as novas instalações do órgão e dar a bênção ao local e aos servidores.

Foi um momento importante para a CEAPA, onde ele agradeceu pela parceria firmada entre o núcleo e os organismos de cunho social da Diocese, em Paulo Afonso, com a destinação de mão-de-obra e/ou doações de recursos e donativos, tendo em vista a grande necessidade de se manter as iniciativas sociais da Diocese, afirmou Dom Guido.

A equipe composta por três servidores contratados do Estado, sendo uma Psicóloga (ausente na ocasião por motivo de doença), uma Assistente Social e uma Coordenadora, tem um papel relevante que é fiscalizar, acompanhar e informar à Justiça, os cumprimentos das penas. Ela apresentou um pouco do trabalho realizado pelo órgão, em detrimento de sua finalidade, já que está ligada à Secretaria de Administração Penitenciária do Estado, cujo programa tem sido referência não somente no estado da Bahia, mas em outros da federação, tendo atendido, somente aqui em Paulo Afonso, desde a sua instalação (2014), mais de 1.200 cumpridores encaminhados pela justiça, que tiveram suas penas convertidas em prestação de serviço ou doação de cestas básicas entre outras formas.

Além de Paulo Afonso, o núcleo ainda atende as demandas das cidades de Glória e Santa Brígida, sempre com o mesmo modelo de serviço. Com isso, várias entidades dessas três cidades foram cadastradas previamente pela CEAPA (escolas públicas, Ong’s, postos de saúde…) e são beneficiadas de acordo com cada sentença proferida pela Justiça. Somente em Paulo Afonso, são mais de 50 entidades cadastradas e que são parceiras do programa. No caso da diocese, as entidades mais beneficiadas são Fundame, Vicentinos, Lar da Criança Vicentina, Casa da Acolhida e o Recanto Solidário.

Este programa é uma resposta positiva para a sociedade, que espera ações práticas do estado, voltadas à população carcerária e às suas respectivas famílias, com um trabalho de ressocialização de tantos homens e mulheres, reintegrando-os à sociedade depois de cumprirem suas penas.

Dom Guido conversou sobre a possibilidade de uma parceria maior, a fim de fortalecer e ampliar o programa a nível local, juntamente com as Pastorais Carcerária e Familiar, representantes da Justiça e a própria CEAPA, o que poderá contribuir ainda mais para a promoção humana. “Este é o Evangelho vivo de Cristo, na prática, no encontro com as pessoas que mais precisam, lembrando a passagem em que Cristo disse ‘estive preso e vieste me visitar’” (Mt 25,36), acrescentou Dom Guido. A visita concluiu-se com uma oração e a bênção.

A CEAPA funciona na Avenida Apolônio Sales, 1059, edifício Empresarial Fonte Viva, Sala 207, 2º andar e atende de segunda a quinta-feira, de 07h30 às 12h e das 14h às 16h e nas sextas-feiras de 07h30 às 12h.