3 de maio de 2024

Ordenação Presbiteral do Diácono Hermanio José Varjão Júnior

© PASCOM Diocese

A Igreja Matriz da Paróquia Ascensão do Senhor, em Ribeira do Pombal, celebrou com júbilo na noite da última sexta-feira, 25 de novembro, a primeira Ordenação Presbiteral realizada desde que se tornou paróquia. O Diácono Hermanio José Varjão Júnior, pela Oração Consecratória e Imposição das mãos do Bispo de Paulo Afonso, Dom Guido Zendron, recebeu o segundo grau do Sacramento da Ordem.

Na noite do dia 25 de novembro do ano de 2022, o Diác. Hermanio Júnior foi ordenado sacerdote assumindo o lema: “Só por Jesus Crucificado” (cf. 2Cor 12,10). A Solene Celebração Eucarística acontecida na Igreja Matriz da Ascensão do Senhor, localizada na Vila Operária em Ribeira do Pombal, foi presidida pelo Bispo diocesano, Dom Guido Zendron, e concelebrada pelo o Clero da Diocese de Paulo Afonso e demais padres e diáconos vindos de outras dioceses. Contou com a presença fraterna de seus irmãos do Seminário Maior e Propedêutico, de seus familiares, amigos vindos de várias paróquias e comunidades, onde Hermanio realizou seus serviços pastorais, além de todo o Povo de Deus, que lotou o templo com imensa alegria e emoção.

A celebração marcou a 4ª e última Ordenação Presbiteral realizada neste mês de novembro do ano de 2022 na Diocese de Paulo Afonso, e a histórica e primeira ordenação presbiteral acontecida na Paróquia Ascensão do Senhor. A cada sexta-feira do recorrente mês, foram ordenados 4 padres em nossa Igreja Particular, sendo eles: Emanoel Reis, Geovane Nascimento, Jonas Magno e agora então, Pe. Hermanio Júnior.

Chamado Vocacional

Padre Hermanio, nutriu o desejo de ser sacerdote desde muito novo, tendo como referências, ainda que indiretamente, de sua tia-avó freira e de seu tio padre, mas manteve-se em silêncio até a juventude.

Foi então que, no ano de 2011, após amadurecimento da fé na Comunidade Nossa Senhora Aparecida e nos grupos JBC (Jovens em Busca de Cristo), EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo) e Grupo Bíblico de Paulo Afonso, aceitou o convite de se tornar coroinha da Paróquia e, através da convivência com os padres diocesanos, o desejo que despertara na infância reacendeu.

O seu primeiro “sim” foi na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, em 2013, na qual, motivado pelas palavras do Papa Francisco, perguntou-se: “esta vocação é capaz de me preencher totalmente e me tornar feliz diante de Deus?”.

Então, após o discernimento com o Bispo Diocesano, Dom Guido Zendron, entrou no Seminário Propedêutico Nossa Senhora Aparecida, em Paripiranga (BA), no ano de 2014. No ano de 2016, ingressou no Seminário Maior Dom Mário Zanetta, em Feira de Santana (BA), para iniciar os estudos filo-teológicos. Concluiu a formação acadêmica, na Faculdade Católica de Feira de Santana, no ano de 2021, com graduação de Bacharel em Teologia.

Realizou o seu estágio pastoral, na Paróquia Ascensão do Senhor, na cidade de Ribeira do Pombal (BA), sob os cuidados do pároco, Pe. João Nascimento.

Cristo usa a fragilidade para escolher cada um de nós

O Bispo Guido, em sua homilia, reflete o lema escolhido pelo Pe. Hermanio Júnior, “Só por Jesus Crucificado” (cf. 2Cor 12,10), como o ponto de partida para cada um de nós, em termos uma grande esperança de como Jesus Cristo usa a fragilidade para escolher cada um de nós para realizar uma nova história. Ainda ressalta, que a nossa fraqueza quando vivida e transformada no Altar da Eucaristia, se torna a força de Cristo.

Agradecimentos

Ao término da Solene Celebração, foi lida a ata da cerimônia e entregue a certificação de ordenação ao neossacerdote. Pe. Hermanio Júnior, agradece a Deus, pela graça benevolente de infundir em seu coração o desejo de buscar e se entregar por inteiro, através de Cristo Crucificado e lema escolhido que iluminou o dom que acabara de receber: o sacerdócio. Agradece a todos que viabilizaram este momento de graça da Igreja e em sua vida.

© PASCOM Diocese