3 de maio de 2024

Ordenação Presbiteral do Diácono Jonas Magno Santos Tavares

A Diocese de Paulo Afonso, celebrou na sexta-feira, 18 de novembro, mais uma Ordenação Presbiteral. Jonas Magno Santos Tavares, pela Oração Consecratória e Imposição das mãos de Dom Guido Zendron, Bispo diocesano, recebeu o segundo grau do Sacramento da Ordem na Sé Catedral de Nossa Senhora de Fátima, em Paulo Afonso.

Na noite do dia 18 de novembro de 2022, o Diác. Jonas Magno foi ordenado sacerdote assumindo o lema: “Fala Senhor que teu servo escuta” (1Sam 3,9). A Solene Celebração Eucarística contou com a presença de suas testemunhas: seus familiares e amigos, além do mais, o Clero da Diocese de Paulo Afonso e demais padres convidados; dos seminaristas do Seminário Maior e Propedêutico, religiosos(as), leigos(as), pastorais, comunidades, movimentos e todo o Povo de Deus que acompanhou sua atividade pastoral.

Com a graça de Deus, D. Guido Zendron presidiu a 3ª Ordenação Presbiteral realizada neste mês de novembro e concelebrada pelo Clero diocesano. O Reitor do Seminário Maior D. Mário Zanetta, Pe. Jeferson Galdino, concedeu seu testemunho e aprovação para o Bispo e a todos os presentes, o recebimento do presbiterado a mais um filho pertencente a esta Igreja Particular.

Chamado Vocacional

Padre Jonas Magno, iniciou o seu curso de Teologia no ano de 2018 e o concluiu em 2021. Após 9 anos de atividade profissional como bilheteiro numa empresa de transportes e concluir o curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia, sentiu o chamado da vocação reacender a partir de uma experiência durante uma Missa realizada na Catedral de Nª Sra. de Fátima, em Paulo Afonso, com os votos da consagração de uma Jovem chamada Mikarla da Comunidade Católica Doce Mãe de Deus, quando no diálogo o Bispo dizia “Eu te vejo!” e a mesma respondia: “Eis me aqui!”.

Estas palavras foram interiorizadas no coração de Jonas, que brotaram iniciativas para uma conversa com o cura da Catedral de Paulo Afonso, na época, Pe. Ronival Santana e posteriormente com o Bispo diocesano, Dom Guido Zendron, que o orientou a fazer um discernimento vocacional na comunidade de São João Batista, pertencente à paróquia Catedral, na qual lhe adotou como filho.

Em março de 2018, ingressou no Seminário Propedêutico da cidade de São Gonçalo (BA) e, no mesmo ano, no Seminário Maior Dom Mário Zanetta, em Feira de Santana.

No ano de 2021 teve a graça de concluir o Curso do Bacharelado em Teologia, dando graças a Deus pela colaboração de todos que acreditaram e investiram na sua vocação. Realizou seu estágio pastoral acompanhado pelo pároco Pe. Marcilio Reis, na Paróquia de Santo Antônio de Pádua, em Glória (BA).

Presença Viva do Ressuscitado

O Bispo Guido, em sua homilia, reflete o lema escolhido pelo Pe. Jonas Magno para que seja um estímulo em verificar qual a circunstância de estamos com Jesus Cristo, que por meio de nossas preocupações virtuosas, esquecemos que a primeira virtude de Cristo é de aproximar Deus ao próximo; no conforto, alívio e na companhia. Ainda em seus conselhos ao neossacerdote, enfatiza que a cada dia tenha a consciência de que se Deus o chamou, Ele igualmente vai acompanhá-lo no seu cotidiano para que seja presença Viva do Ressuscitado.

Agradecimentos

Ao término da Solene Celebração, foi lida a ata da cerimônia e entregue a certificação de ordenação ao neossacerdote. Pe. Jonas Magno em seus agradecimentos evidencia e rende toda a glória por este momento a Trindade Santa por tamanha bondade. Pela perseverança do caminho percorrido na inspiração e modelo de comunhão na fraternidade que possibilitou a ele uma vivência integrada e equilibrada nas dimensões que suas formações proporcionaram. Ainda agradece aos seus familiares que estiveram na vivência cotidiana ao lhe fazerem retornar a suas origens de sua existência e a todos que contribuíram para concretização e organização desta ordenação.