3 de maio de 2024

Investidura de novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão da Paróquia de São João Batista, em Jeremoabo

No domingo de Cristo Rei, 20 de novembro, aconteceu na Paróquia de São João Batista, em Jeremoabo – BA, a Santa Missa de instituição de 53 novos Ministros Extraordinários da Comunhão e da Palavra. A Santa Missa foi presidida por Dom Guido, Bispo diocesano, e concelebrada pelos padres João Batista (pároco) e José Neto (vigário paroquial).

A Mãe Igreja por meio dos sacerdotes e ministros ordenados, guiada pelo Espírito Santo, zelosa e atenta às necessidades de seus membros, ao longo de sua história e que sempre se fez e faz necessário, dispõe de meios para que a Igreja seja sempre uma sinodalidade e em saída. Pensando nas necessidades paroquiais e de toda a comunidade, especialmente as da zona rural, esses novos ministros foram instituídos com o intuito de atendê-las, para que Cristo possa chegar a outros lugares e realidades.

Os ministros possuem a missão de levar a Comunhão aos enfermos, distribuí-la na Santa Missa, presidir a Celebração da Palavra, fazer a exposição do Santíssimo Sacramento — sem a bênção —  e celebrar exéquias, sendo as três últimas apenas na ausência de um Sacerdote e/ou com a autorização do Pároco.

Dom Guido, em sua homilia, nos ajudou refletindo sobre o papel do ministro, e ressaltou: “Vocês (ministros), serão os pés da Igreja indo até quem não pode chegar aqui. Coloquem sempre a vida de vocês no Coração de Jesus. Unam a vontade de vocês com a d’Ele, e testemunhem todo esse amor que Ele manifestou de forma única a cada um de vocês. O nosso testemunho possui grande valor, para que Cristo possa reinar em nós e através de nós.”

Ainda sobre o papel dos ministros, nos ajudou a refletir com a oração da “Salve Rainha”, em particular no trecho em que rezamos: “[…] a Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas […]”, lembrando-nos que Cristo sendo a cabeça e nós o corpo, “é necessário que nesse corpo exista a unidade, respondendo a este vale de lágrimas que nasce da divisão e da pretensão de muitas vezes salvar-nos apenas a nós mesmos esquecendo dos outros, sem a atenção de confiarmos na ação e na graça de Deus que age dentro de nós. É Deus que nos escolhe”.

Ao final, Evangelista Santana que juntamente com os padres está acompanhando e contribuindo para a formação dos novos ministros, agradeceu e ressaltou que a missão e a formação de ministros não acabou e que a missão está começando e a formação vai continuar.

Que essa forma bonita que a Igreja possui de expressar o cuidado pastoral, o zelo e o amor da mesma por seus membros enfermos, seja fecunda e seja a presença e o encontro visível e palpável do próprio Cristo na vida das pessoas.

Texto e fotos:
Ana Luiza Gonçalves