6 de maio de 2024

Ordenação Presbiteral do Diácono Geovane Santos Nascimento

1

Geovane Santos Nascimento, recebeu o Sacramento da Ordem no último dia 11 de novembro, na Solene Celebração Eucarística presidida pelo Bispo diocesano Dom Guido Zendron, realizada na Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, em Paripiranga (BA).

Por meio de seu lema: In manus tuas, Domine “­­Em tuas mãos, Senhor” (Lc 23,46), foram testemunhas do seu segundo grau do Sacramento da Ordem, seus familiares e amigos, além do mais, o Clero da Diocese de Paulo Afonso e demais padres de dioceses vizinhas. Contou com a presença dos seminaristas e do Reitor Pe. Jeferson Galdino do Seminário Maior D. Mário Zanetta, onde realizou uma de suas formações no ano de 2016-2021. Ainda, religiosas(os), seminaristas do Seminário Propedêutico de Paulo Afonso, comunidades e todo Povo de Deus, exorta por mais um padre ordenado neste mês de novembro em nossa Igreja Particular.

Chamado Vocacional

Padre Geovane, pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Paripiranga (BA). Começou sua trajetória vocacional ainda quando criança a convite do Padre Leo Denis, in memoriam, que o convidou a ser coroinha. Desde seus 14 anos de idade atuou como líder do grupo de jovens e exerceu o ofício de catequista devido à necessidade de sua comunidade, o povoado Baixão.

No ano de 2012, teve oportunidade de participar a convite do Pe. Leo, do Encontro Vocacional Diocesano. Porém, os sinais do chamado em sua vida se tornaram ainda mais visíveis diante da experiência vivida na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Jornada essa a qual o Papa Francisco exorta os jovens a se lançarem no amor de Deus.

Após esse período de discernimento, no ano de 2015, iniciou seu processo vocacional no Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Providência na cidade de São Gonçalo dos Campos (BA). Em 2016, foi admitido ao Seminário Maior Dom Mário Zanetta, em Feira de Santana (BA), onde iniciou seus estudos de Filosofia. No ano de 2018, começou seus estudos teológicos que finalizaram em 2021. Realizou seu estágio pastoral na Paróquia Senhor do Bonfim, em Adustina (BA), acompanhado pelo Pe. Elton Oliveira.

Entrega à proteção divina

O Bispo Guido, ao refletir em sua homilia sobre o lema escolhido pelo então Pe. Geovane, recorda que através da vida de Jesus Cristo na oferta de amor pela Cruz e entrega total ao Pai, podemos presenciar a afirmação de sua entrega à proteção divina, por meio do seu lema sacerdotal ao dizer “Em tuas mãos”, expressa um ato de fé. Na consagração do Pão e do Vinho no Corpo e Sangue, Cristo esteja presente e confiado em suas mãos para renovar a vida das pessoas.

Agradecimentos

Ao término da celebração, foi lida a ata da cerimônia e entregue a certificação de ordenação ao neo-sacerdote. Pe. Geovane, emociona-se e expressa primeiramente seus agradecimentos a Deus, colocando-se “Em suas mãos” e confirma sua alegria por viver os longos anos de formação, concretizar neste momento sublime com seus familiares, amigos e irmãos(as) de fé que estiveram presentes nos momentos felizes e desafiadores de sua caminhada vocacional.