6 de maio de 2024

Reunião preparatória para a Assembleia Diocesana de Pastoral

A Paróquia de São João Batista em Jeremoabo – BA, sediou neste dia 05 de novembro, a reunião em preparação para a Assembleia Diocesana de Pastoral. Estiveram presentes o bispo diocesano Dom Guido, padres e leigos que são referenciais e coordenadores de movimentos e pastorais da nossa Diocese, como a RCC, o ECC, Liturgia, Catequese e COMIDI.

Dom Guido nos ajudou nos momentos de partilha e reflexão, pautando sobre o tema do Sínodo (2021 – 2023) “Comunhão, participação e missão”, dando ênfase na comunhão, que se faz tão necessária dentro dos movimentos, pastorais, paróquias e Diocese. “Temos a tentação do individualismo, de excluir quem não pensa como nós, de colocar de lado quem não tem um projeto como o nosso. Esquecemos que Cristo saiu de si mesmo para acolher a vontade do Pai, acolheu a solidão, suou sangue, para poder não se afastar dessa unidade e comunhão com o Pai. Não podemos falar de comunhão sem entrar nesta dimensão de sacrifício, sem também ficarmos atentos a como Deus quer nos falar”, ressalta o Bispo.

Lembrou também, de como muitas vezes Deus fala conosco por meio da realidade. “Por isso a escuta é muito importante, pois muitas vezes podemos estar juntos mas sem reconhecer que cada um é o rosto de Cristo. A comunhão parte de gestos simples e concretos.” Neste sentido, sinalizou sobre as obras de caridade e projetos sociais que temos na Diocese, em especial em Paulo Afonso, como: Fundame, Recanto Solidário, Lar da Criança, Casa de Acolhida, entre outros. Ressaltou o quanto precisamos ser presença na vida das crianças da Catequese, dos casais, das famílias, deixando que cada realidade nos provoque, para que juntos possamos redescobrir o sentido de pertencer a Igreja, de ser de Cristo, sem deixarmos de ser quem somos, seguindo os 3 pilares para uma experiência católica: Liturgia, Caridade e Missão; e o quanto a vocação leiga é importante para e na Igreja.

Padre Evanilson (Paróquia de Nª Sra. do Bom Conselho) em sua fala, disse o quanto precisamos retomar a proposta do sínodo e do ano vocacional (2023), pois é muito importante o vínculo do conhecimento, do ter acesso ao outro. Precisamos de iniciativas para sermos presença por exemplo nas escolas, incluindo a Pastoral da Educação, valorizando o que já existe, mas com novas iniciativas.

Dentro da escuta, membros da Catequese e da Pastoral Carcerária que estavam presentes, abriram nossos olhos sobre o quanto a essência da sinodalidade é caminhar juntos. Muitas vezes não existe diálogo, sendo necessário haver a dimensão de partilha, de gestão compartilhada. A pedagogia da Igreja é impecável. Mesmo assim, falhamos. Existe comunicação, mas existe um ruído nela. É necessário ter um jeito, com eficiência e estratégia, para que a missão aconteça e haja eficácia.

Padre Jeferson Pereira (Paróquia de Santo Antônio de Canudos), ainda nos alertou o quanto é um grande perigo irmos com a perspectiva de resolver os problemas da Diocese e esquecermos do verdadeiro sentido da nossa vocação.

Concluindo a reunião, foram discutidos alguns pontos que serão abordados na Assembleia Diocesana de Pastoral, e o caminho que precisa ser feito até lá.

Que Nossa Senhora de Fátima interceda por nossa Diocese de Paulo Afonso, pelo clero e por todos os leigos, que de forma incansável doam sua vida à serviço do próximo e da Igreja.

Texto e fotos:
Ana Luiza Gonçalves