6 de maio de 2024

Ordenação Presbiteral do Diácono Emanoel Reis de Souza

A Paróquia de Santa Teresa de Jesus, em Ribeira do Pombal (BA), acolheu na noite da última sexta-feira, 4 de novembro, familiares e leigos(as) para testemunharem o recebimento do segundo grau do Sacramento da Ordem (O Presbiterado), do Diácono Emanoel Reis de Souza. A solenidade foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Guido Zendron.

Pela Oração Consecratória e Imposição das mãos de D. Guido Zendron, Bispo da Diocese de Paulo Afonso, o Diácono Emanoel Reis de Souza, foi ordenado padre na noite do dia 4 de novembro de 2022, assumindo o lema: “Senhor, é vossa face que eu procuro” (Sl 26,8).

A solene Celebração Eucarística, realizada na Igreja Matriz da Paróquia de Santa Teresa de Jesus, contou com a presença do clero diocesano, padres de dioceses adjacentes, além dos seminaristas do Seminário Maior D. Mário Zanetta (Feira de Santana) e Seminário Propedêutico D. Jackson B. Prado (Paulo Afonso), bem como familiares, amigos do neo-sacerdote, vindos de sua terra natal e paroquianos e comunidades na qual realizou sua atividade pastoral.

Chamado Vocacional

Padre Emanoel Reis, despertou o desejo de ser padre ainda na infância a partir do testemunho de fé de sua avó, Terezinha, e de um casal de catequistas, Evaldo e Osvaldina, que animavam a comunidade de São Sebastião em Curral Falso, lugar em que morou com a família, mas a inquietação se intensificou na adolescência a partir da inserção ativa na vida da comunidade e da paróquia.

No final do Ensino Médio, com a constante pergunta sobre o futuro da própria vida, o chamado tornou-se mais vivo e forte. Desse modo, a partir do testemunho de alguns seminaristas e do pároco, decidiu fazer o discernimento vocacional para responder ao chamado de Deus como Sacerdote na Igreja Católica.

Após o discernimento, em 2014, ingressou na Residência Vocacional Nossa Senhora Aparecida, que naquele ano estava na cidade de Paripiranga (BA). Em 2015, fez mais uma experiência no Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Providência, em São Gonçalo dos Campos (BA). No ano de 2016, deu mais um importante passo no caminho vocacional, iniciando a formação no Seminário Maior D. Mário Zanetta, na cidade de Feira de Santana (BA). Após os estudos filosóficos e a Sagrada Teologia na Faculdade Católica de Feira de Santana, em 2021, terminou o período formativo, sendo designado para o estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, catedral diocesana, com o Pe. José Raimundo.

Dom Guido em sua homilia

Recorda o jovem Emanoel Reis, que percebeu e conhecendo sempre mais o amor de Deus revelado em Cristo e presente através da Igreja, o que Deus queria para sua vida era igualmente o conhecimento mais profundo e íntimo por meio da vida sacerdotal,  para que seja um testemunho e nas Celebrações Eucarísticas possa oferecer-se por meio do seu lema à procura da face do Senhor, Jesus Cristo lhe responda: “Eis o meu Corpo e Sangue”.

Padre Emanoel agradece a todos

Após o rito de Ordenação Presbiteral, foi acolhido pelo Bispo e pelos presbíteros com um abraço fraterno. Na continuidade da Liturgia Eucarística, exerceu pela primeira vez o seu ministério, concelebrando com o Bispo e os outros membros do presbitério.

No desfecho da Celebração, foi lida a ata da cerimônia e entregue a certificação de ordenação ao neo-sacerdote, que agradece a todos que colaboraram e acompanharam a sua formação. A seus familiares e amigos, e a todos ali presentes e bem como pelos meios de comunicação através da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Santa Teresa de Jesus.