19 de maio de 2024

Secretárias(os) paroquiais se encontram para dia de formação diocesana

Responsáveis pela a organização da paróquia e contato direto com os fiéis, a Diocese de Paulo Afonso, por meio de sua Cúria Diocesana, promoveu na última sexta-feira, 28 de outubro, uma formação para as secretárias(os), a fim de qualificar e orientar os colaboradores que atuam nas diversas paróquias da Diocese.

A formação realizada no salão da Paróquia Catedral Nossa Senhora de Fátima, foi conduzida pelo Pe. Marcílio Reis (Chanceler do Bispado), que orientou para os presentes a importância de as paróquias organizarem e manterem seus acontecimentos históricos, atos e fatos significativos e procedimentos administrativos de maior relevância por meio do “Livro de Tombo” (Livro canônico-eclesial semelhante ao Livro de Registros). O Chanceler ainda esclareceu dúvidas e abriu um espaço para perguntas, questionamentos, e partilha de experiências, além de orientar sobre casos recorrentes no dia a dia das secretárias(os) como questões de preenchimento dos livros de registros da paróquia e situações adversas sobre casamentos.

A capacitação ainda contou com a presença do Bispo diocesano, Dom Guido Zendron, que destaca a importância destes colaboradores paroquiais na vida dos fiéis, afirmando que o nome de cada um está nas palmas de Deus e que através do seu modo de ser secretária(o) escolhido, possa levar as pessoas ao encontro de Jesus Cristo.

Além do mais, estiveram presentes à formação, os padres José Ramalho e Miguel Terto. Ao longo do dia, a formação ainda contou com momentos de lazer e de espiritualidade.

A última formação para as secretárias(os) paroquiais aconteceu em maio deste ano. E a ideia é promover outras, como uma formação continuada.

Dom Guido e Pe. Marcilio (© PASCOM Diocese)
Secretárias(os) paroquiais (© PASCOM Diocese)