26 de abril de 2024

Diocese de Paulo Afonso celebra a Ordenação Diaconal de quatro seminaristas

WhatsApp Image 2022-05-08 at 21.23.35

No último sábado, 07 de maio, aconteceu na Catedral diocesana, dentro dos festejos de Nossa Senhora de Fátima, Padroeira da Diocese de Paulo Afonso, a Santa Missa com o Rito de Ordenação Diaconal de quatro seminaristas: Emanoel Reis, Geovane Santos, Hermanio Júnior e Jonas Magno.

Com o lema diaconal “Foi em Cristo que Deus Pai nos escolheu” (Ef 1,4), a Celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo diocesano, Dom Guido Zendron, na qual contou com a presença do clero da Diocese, seminaristas do Seminário Maior D. Mário Zanetta, localizado em Feira de Santana (BA), do Seminário Propedêutico D. Jackson Berenguer Prado, recém instalado em Paulo Afonso (BA), comunidades, movimentos, religiosos e religiosas, pastorais, padres vindos de outras Dioceses, fiéis e familiares dos eleitos ao Diaconato.

Nos últimos meses, os quatros seminaristas estiveram em estágio pastoral nas paróquias, acompanhados por seus párocos. Na Paróquia-Catedral Nossa Senhora de Fátima, em Paulo Afonso, Emanoel Reis, acompanhado pelo Cura Pe. José Raimundo. Na Paróquia de Senhor do Bonfim, em Adustina, Geovane Santos, acompanhado pelo Pároco Pe. Elton Oliveira. Na Paróquia Ascensão do Senhor, em Ribeira do Pombal, Hermanio Júnior, acompanhado pelo pároco Pe. João Nascimento e na Paróquia de Santo Antônio, em Glória, Jonas Magno, acompanhado pelo Pároco Pe. Marcílio Reis. Estiveram servindo e realizando experiências missionárias nas comunidades, junto aos fiéis paroquianos.

Fiéis diocesanos acompanharam a Celebração Eucarística (Fotos: PASCOM Diocese)

O Povo de Deus, presente na Celebração de forma presencial e remota, exultaram de alegrias por estes, que receberam o Ministério Diaconal para o serviço da Palavra e da Igreja.

Em sua homilia, o Bispo, a partir do lema diaconal, reflete que o Diaconato é a característica de todo o batizado. Na oração inicial da Santa Missa, Dom Guido destacou a palavra “servir”, recordando o Evangelho de São Lucas, quando a Virgem Maria dizia: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38), na qual precisamos vivenciar a liberdade que Deus nos oferece, mesmo em situações mais difíceis, para viver com esta consciência. “Quantas vez encontro pessoas doentes que vivem com mais alegria do que eu, a vida cotidiana e sabem se oferecer e tem uma consciência muito profunda da missão que elas tem na vida”, refletiu o Bispo.

Dom Guido revela a importância de podermos colocar nossas vidas diante do coração de Cristo que nos chama a olhar além de nós, e superar nosso orgulho de às vezes pensar que somos nós que organizamos tudo. Ainda direciona suas palavras aos neo-diáconos, para que seus passos “sejam uma provocação para cada um de nós, para poder seguir, amar, reconhecer e realizar a vontade de Deus que se manifesta na obediência, aqueles que Ele colocou na frente”, disse o Bispo.

Dom Guido Zendron, Bispo diocesano (Fotos: PASCOM Diocese)
Apresentação dos eleitos ao Diaconato (Fotos: PASCOM Diocese)

Após o Rito Eucarístico, os neo-diáconos, Emanoel e Hermanio, em nome também de Geovane e Jonas, fazem seus agradecimentos a todos que colaboraram para a concretização deste momento de graça e chamado ao serviço da messe. Os neo-diáconos, estarão exercendo o Ministério nas paróquias onde já vinham atuando anteriormente como seminaristas.

(Fotos: PASCOM Diocese)
Neo-diáconos: Jonas Magno, Hermanio Júnior, Emanoel Reis e Geovane Santos (Fotos: PASCOM Diocese)

Rezemos pelos novos diáconos na Diocese de Paulo Afonso, e pedimos intercessão à Imaculada Virgem de Fátima, pela vida missionária ao serviço da Palavra, de cada um.

Por Pastoral da Comunicação / Diocese de Paulo Afonso