25 de abril de 2024

Artigo de Padre José Ramalho: “A Fé por um fio ou a fé por um click?”

DSCF6069-300x225

ABARÉ– Hoje em dia, diante da realidade de um mundo do descartável, da superficialidade, do consumismo e das fake news, o ser humano que é em sua essência, um ser de relações, vive o drama de decidir a todo momento no dia a dia, naquilo que acredita e não acredita.

No mundo de hoje , criar convicções, que configure nossa pertença a Jesus Cristo e a sua Igreja, apresenta-se como um grande desafio àquele que deseja tomar essa decisão. Pois a fé hoje é vivenciada a partir do click; click, que me leva apenas a ler a Sagrada Escritura e não a tê-la como a boca amorosa do Pai que nos fala, infelizmente isso basta.

Me leva a uma fé empolgante, emocional, mas que não me compromete com o outro , com a Igreja, nem com a sociedade, pois quando me sinto vazio, apenas faço um click.

Os desafios são muitos ao cristão que deseja configurar-se a Cristo. E configurar-se a Cristo, é cultivar, lutar por um mundo possível, o mundo da paz, da fraternidade, da misericórdia, do amor, do respeito ao diferente, como tão bem nos orienta a Igreja através do Papa Francisco. Sendo esta a fé por um fio, que necessita de nosso equilíbrio, que vale a pena viver, porque nos compromete , diferente da fé, por um click, que só nos empolga , mas não nos compromete.

Eis o grande desafio, dos nossos catequistas, que se colocam a serviço da Igreja no dia a dia, fazendo ecoar a Palavra de Deus , na vida de tantas pessoas, crianças, jovens, adultos, famílias e comunidades. Em seus corações o combustível do amor faz queimar o desejo de que todos se sintam pertencentes a Cristo e desejem caminhar com Ele e sua Igreja.

Assim, só podemos agradecer a você, catequista, das nossas comunidades e paróquias da nossa Diocese de Paulo Afonso.Que Deus multiplique sempre o dom do vosso serviço e abençoe sempre a vossa missão.

Parabéns a todos os catequistas

Padre José Ramalho, coordenador diocesano da Catequese.