Orientações Diocesanas para Acompanhar o Conclave e a Eleição do novo Papa

Dom Guido Zendron
Por mercê de Deus e da Sé Apostólica
Bispo Diocesano de Paulo Afonso
Que a esperança lhes encha o coração
Orientações Diocesanas para Acompanhar o Conclave e a Eleição do novo Papa
Para assegurar a unidade e a comunhão da nossa Igreja Particular de Paulo Afonso, com toda a Igreja Universal, bem como para nos ajudar a acompanhar de perto e vivenciar intensamente este momento importante da vida da igreja inteira, apresentamos a seguir algumas disposições a serem seguidas por toda a Diocese de Paulo Afonso:
a) Na Terça-feira, dia 06 de maio, véspera do início do Conclave, seja celebrada em todas as paróquias da Diocese a Missa “para eleição do Papa”, conforme as indicações do Missal Romano. Esta mesma Missa, se não houver nenhuma memória litúrgica obrigatória, poderá ser rezada também nos dias seguintes, até o final do Conclave;
b) Na Oração Universal, rezar todos os dias pela eleição do Papa, fazendo pelo menos uma prece, como a intenção indicada a seguir:
• Ó Deus, pastor e guia de todos os fiéis, dai a Igreja um novo Papa, que ele seja para o vosso povo o princípio visível e o fundamento da unidade da Fé da Comunhão na Caridade. Rezemos.
E depois da eleição do novo Papa:
• Ó Deus, que sempre cuidais da vossa igreja, nós vos agradecemos pela eleição do Papa N. concedei-lhe que edifique com a sua palavra e o seu exemplo a todo o povo cristão. Rezemos.
c) No momento do Anúncio da eleição do nosso Sumo Pontífice, quando o protodiácono proclamar o tão esperado “Nuntio vobis gaudium Magnum: Habemus Papam” sejam tocados festivamente os sinos de todas as igrejas e capelas da Diocese, por alguns instantes. A parti deste momento o nome do Papa, será lembrado na Oração Eucarística da maneira habitual;
Paulo Afonso- BA, 05 de maio de 2025
Dom Guido Zendron
Bispo da Diocese de Paulo Afonso