Por Jardel Menezes – Pascom Diocesana
Hoje, 17 de fevereiro de 2026, a Igreja São Francisco de Assis, erguida no coração de Paulo Afonso (BA), completa 76 anos de presença viva na fé e na memória comunitária. A data remonta à sua inauguração em 17 de fevereiro de 1950, após um importante esforço coletivo iniciado no ano anterior, quando a construção começou no então Acampamento da Chesf — ponto de encontro de trabalhadores, famílias e pioneiros que chegavam ao sertão para operar as obras da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).
A história dessa igreja nasceu junto com a própria formação da cidade. Em 1949, enquanto a Chesf erguia casas para seus empregados nos bairros conhecidos como Vila Alves de Souza e Vila Operária, também foi incluída no projeto a construção de um templo católico para atender espiritualmente a comunidade que crescia naquele local. O Engenheiro Antônio José Alves de Souza, então presidente da Chesf, não só garantiu recursos orçamentários para a obra como participou diretamente do projeto, dando um caráter pioneiro a essa edificação em meio à caatinga.
A edificação, de estilo românico moderno, foi construída com pedras da região e contou com a colaboração incansável de operários da Chesf, voluntários e moradores. Importante destacar o papel do mestre de obras Cícero de Souza, responsável por coordenar a equipe de construção, e de inúmeros voluntários como Horácio Gouveia Campelo, que organizou peças teatrais, quermesses e bingos para arrecadar fundos para a obra.
Em 1950, já finalizada, a igreja foi oficialmente inaugurada e, pouco depois, abençoada pela comunidade em grandes celebrações. Ainda naquele ano, em 6 de agosto, recebeu a visita do então presidente Eurico Gaspar Dutra, acompanhado do governador da Bahia, Otávio Mangabeira, e do Arcebispo Dom Hélder Câmara, que deixou uma mensagem inspiradora no livro de visitas da igreja, incentivando a preservação da história da fé no sertão. Já em 26 de junho de 1952, a igreja recebeu também a visita do presidente Getúlio Vargas, momento que consolidou seu papel como marco religioso e social na região.
No início das celebrações em Paulo Afonso, ainda antes mesmo da conclusão das obras, quem atendia espiritualmente os fiéis era o Monsenhor José Magalhães e Souza, vindo de Jeremoabo com um território enorme sob sua responsabilidade pastoral. Em 1953, chegou a estas terras o Pe. João Evangelista de Carvalho, recém ordenado, que seguiu promovendo a vida espiritual da comunidade e marca presença forte na memória dos paroquianos.
Curiosidades enriquecem ainda mais essa trajetória: no interior da igreja há uma cópia de um painel de São Francisco de Assis, inspirado na obra original de Aleijadinho, da igreja em Ouro Preto (MG). As robustas portas dupla representam as tábuas da Lei, os Dez Mandamentos, e foram habilmente feitas pelos mestres carpinteiros Sebastião das Neves e Juci Vieira de Melo, este último orgulhoso de ver sua arte perpetuada por gerações.
Ao longo desses 76 anos, a Igreja São Francisco de Assis transformou-se em patrimônio simbólico da cidade, não apenas pela sua beleza arquitetônica ou pelo estilo singular, mas pela profunda ligação com a história de fé, trabalho, solidariedade e desenvolvimento social que marcou a formação de Paulo Afonso. Em 2015, seu valor histórico e cultural foi oficialmente reconhecido com o *tombamento como patrimônio histórico, cultural e arquitetônico* do município, garantindo sua preservação para as futuras gerações.
Celebrar os 76 anos da Igreja São Francisco de Assis é, portanto, celebrar a fé de um povo que encontrou no altar, nas portas e nas pedras daquele templo não apenas um local de culto, mas um lar espiritual que floresceu junto com a própria cidade de Paulo Afonso — testemunho vivo de uma comunidade que se construiu e segue se edificando na história e no coração de seus fiéis.











