30 de abril de 2024
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Seminaristas diocesanos farão estágio pastoral nas paróquias

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp

Após a reunião do Conselho Pastoral Presbiteral, o chanceler do bispado, Pe. Marcílio Reis, comunica no término da Ordenação Presbiteral de Pe. Sivanildo, ocorrida na Capela de Nossa Senhora da Rosa Mística, da Paróquia de São João Batista, em Jeremoabo (BA), no dia 26 de novembro, a relação de seminaristas e paróquias para o estágio pastoral dos seminaristas que concluirão o período formativo no seminário neste ano de 2021.

 

O seminarista Geovane Santos, fará seu estágio na Paróquia do Senhor do Bonfim, na cidade de Adustina (BA), o seminarista Jonas Magno, fará seu estágio na Paróquia de Santo Antônio, em Glória (BA), o seminarista Emanoel Reis, fará seu estágio na Paróquia Nª Sra. de Fátima (Catedral), em Paulo Afonso (BA), e o seminarista Hermanio José, fará seu estágio na Quase-Paróquia Ascenção do Senhor, em Ribeira do Pombal (BA).

 

 

Caminhada Vocacional dos Seminaristas 

 

Geovane Santos Nascimento, 25 anos, nascido em Simão Dias (SE).

Geovane, pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio em Paripiranga (BA). Começou sua trajetória vocacional ainda quando criança a convite do Padre Leo Denis, in memoriam, que o convidou a ser coroinha. Desde seus 14 anos de idade atuou como líder do grupo de jovens e exerceu o ofício de catequista devido à necessidade de sua comunidade, o povoado Baixão.

No ano de 2012, teve oportunidade de participar a convite do Pe. Leo, do Encontro vocacional diocesano. Porém, os sinais do chamado em sua vida se tornaram ainda mais visíveis diante da experiência vivida na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Jornada essa a qual o Papa Francisco exortava os jovens a se lançarem no amor de Deus.

Após esse período de discernimento, no ano de 2015, iniciou seu processo vocacional no Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Providência na cidade de São Gonçalo dos Campos (BA). Em 2016, foi admitido ao Seminário Maior Dom Mário Zanetta, em Feira de Santana (BA), onde iniciou seus estudos de Filosofia. No ano de 2018, começou seus estudos teológicos que finalizam em 2021.

Uma frase que marca sua experiência é: “Não temas, estou contigo” (Jr 1,8).

 

 

Jonas Magno Santos Tavares, 36 anos, Paróquia Catedral Nossa Senhora de Fátima, Paulo Afonso (BA).

Jonas, iniciou o curso de Teologia no ano de 2018 e conclui em 2021.

Após 9 anos de atividade profissional como bilheteiro na empresa Gontijo de Transportes Ltda e concluir o curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia – Uneb, sentiu o chamado da vocação reacender a partir de uma experiência na Missa da Catedral Nª Sra. de Fátima, com os votos da consagração de uma Jovem chamada Mikarla da Comunidade Católica Doce Mãe de Deus, quando no diálogo o Bispo dizia “Eu te vejo!” e a mesma respondia: “Eis me aqui”. Estas palavras foram interiorizadas em seu coração, que brotaram as iniciativas para a conversa com o Pároco da Catedral, Pe. Rone, na época, e posteriormente com o Bispo diocesano Dom Guido Zendron, que o orientou a fazer um discernimento vocacional em uma comunidade da mesma paróquia, chamada São João Batista, da qual lhe adotou como filho.

Em março de 2018 ingressou no seminário propedêutico na cidade de São Gonçalo (BA) e no Seminário Maior Dom Mário Zanetta, no mesmo ano.

No ano de 2021 tem a graça de concluir o Curso do Bacharelado em Teologia, dando graças a Deus pela colaboração de todos que acreditam e investiram na sua vocação. Com a graça de Deus pede forças para continuar a renovar sua vocação em suas etapas fundamentais.

 

 

Emanoel Reis de Souza, 25 anos, natural da cidade de Ribeira do Pombal, Quase-paróquia Ascenção do Senhor.

Emanoel, despertou o desejo de ser padre ainda na infância a partir do testemunho de fé de sua avó, Terezinha, e de um casal de catequistas, Evaldo e Osvaldina, que animavam a comunidade de São Sebastião em Curral Falso, lugar em que mora com a família, mas a inquietação se intensificou na adolescência a partir da inserção ativa na vida da comunidade e da paróquia.

No final do Ensino Médio, com a constante pergunta sobre o futuro da própria vida, o chamado tornou-se mais vivo e forte. Desse modo, a partir do testemunho de alguns seminaristas e do pároco, decidiu fazer o discernimento vocacional para responder ao chamado de Deus como Sacerdote na Igreja Católica.

Após o discernimento, em 2014, ingressou na Residência Vocacional Nossa Senhora Aparecida, que naquele ano estava na cidade de Paripiranga (BA). Em 2015, fez mais uma experiência no Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Providência, em São Gonçalo dos Campos (BA). No ano de 2016, deu mais um importante passo no caminho vocacional, iniciando a formação no Seminário Maior Dom Mário Zanetta, na cidade de Feira de Santana (BA). Após os estudos Filosóficos e a Sagrada Teologia na Faculdade Católica de Feira de Santana, em 2021, terminou o período formativo, sendo designado para o estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, catedral diocesana, com o Pe. José Raimundo.

Tem como frase que ajuda a refletir e ratificar o seguimento a Jesus Cristo as palavras de Paulo aos Gálatas “pela fé no Filho de Deus” (Gl 2,20).

 

 

Hermanio José Varjão Júnior, 26 anos de idade, natural da cidade de Paulo Afonso (BA), pertence à Paróquia Catedral Nossa Senhora de Fátima.

Hermanio, nutriu o desejo de ser padre desde muito novo, tendo como referências, ainda que indiretamente, de sua tia-avó freira e de seu tio padre, mas o manteve em silêncio até a juventude. Foi então que, no ano de 2011, após amadurecimento da fé na Comunidade Nossa Senhora Aparecida e nos grupos JBC (Jovens em Busca de Cristo), EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo) e Grupo Bíblico de Paulo Afonso, aceitou o convite de se tornar coroinha da Paróquia e, através da convivência com os padres diocesanos, o desejo que despertara na infância reacendeu.

O seu primeiro “sim” foi na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, em 2013, na qual, motivado pelas palavras do Papa Francisco, perguntou-se: “esta vocação é capaz de me preencher totalmente e me tornar feliz diante de Deus?”.

Então, após o discernimento com o Bispo Diocesano, Dom Guido Zendron, entrou no Seminário Propedêutico Nossa Senhora Aparecida, em Paripiranga (BA), no ano de 2014. No ano de 2016, ingressou no Seminário Maior Dom Mario Zanetta, em Feira de Santana (BA), para iniciar os estudos filo-teológicos. Após concluir a formação acadêmica, na Faculdade Católica de Feita de Santana, no ano de 2021, com graduação de Bacharel em Teologia.

A fim de realizar o seu estágio pastoral, foi enviado à Quase-paróquia Ascensão do Senhor, na cidade de Ribeira do Pombal (BA), sob os cuidados do Pe. João Nascimento.

O texto bíblico que o motiva e que confere sentido à sua caminhada vocacional é: “Só por Jesus Crucificado” (cf. 2Cor 12,10).

 

 

 

Que Jesus Cristo, seja para eles, o caminho da verdade e de luz, e vos dê a graça da perseverança na vocação e para que possam fazer a vontade de Deus em suas vidas.

 

Por Redação / Pastoral da Comunicação / Diocese de Paulo Afonso – BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.