25 de abril de 2024

Diocese promove encontro formativo para secretárias e secretários paroquiais

A Diocese de Paulo Afonso, por meio de sua Cúria diocesana, promoveu no último sábado, 21 de maio, um dia de formação para secretárias(os) das paróquias no Centro Diocesano Dom Mário Zanetta, em Glória (BA). O encontro teve início às 08h da manhã e o encerramento por volta das 17h.

O momento de formação conduzido pelo Chanceler do bispado, Pe. Marcílio Reis, contou ainda com momentos de espiritualidade, unidade e animação. Jovens da comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus realizaram a acolhida e animação, logo após o Diácono Jonas Magno efetuou a oração inicial com as secretárias(os) presentes. O vigário geral e cura da Catedral diocesana, Pe. José Raimundo, também esteve presente, pela manhã, acompanhando esta formação que buscou desenvolver e aprimorar diversas questões relacionadas ao dia-a-dia das secretárias e secretários em suas paroquias.

A formação teve início com uma palestra sobre a metodologia de mudança destinada a ajudar os colaboradores a aprenderem, desenvolverem e a darem o melhor de si, conhecida como “coaching”, promovida pelo Pe. Marcílio. Para concluir a manhã de formação, o Acadêmico em Psicologia, Jônata Alves da Silva, abordou os pontos positivos e negativos sobre as mediações de conflitos, e maneiras como um gestor paroquial deve proceder diante destes conflitos. No período da tarde, o Pe. Fabriciano Pereira, palestrou sobre os procedimentos administrativos e como conhece-los para uma boa gestão, na qual destacou formas de atendimentos diretos, indiretos e subliminares, além das obrigações das paróquias com a Diocese.

Pe. Fabriciano, Jônata Alves, Pe. Marcílio, Maria Eliane e Dr. Leonardo / Fotos: PASCOM diocesana
Momento de louvor com a comunidade Servos de Maria / Fotos: PASCOM diocesana

Utilizando os meios de comunicação virtual, estiveram ainda palestrando de forma remota, Maria Eliane Alves da Silva, na qual abordou sobre a contabilidade e o novo sistema da Theos, logo após, o Dr. Leonardo Matos dos Santos que tratou sobre a dimensão jurídica pastoral e as leis de Proteção de Dados Pessoais e Trabalhistas.

O momento formativo, pôde exaltar trocas de experiências e testemunhos entre os colaboradores envolvidos com os serviços de secretariado paroquial. O pároco da Paróquia de Santo Antônio, em Abaré (BA), Pe. José Ramalho, realizou a oração final e benção destinado a todas secretárias(os) paroquiais diocesanos.

Secretárias(os) paroquiais / Fotos: PASCOM diocesana

Por Pastoral da Comunicação / Diocese de Paulo Afonso