18 de abril de 2024

Comunicado: Sobre o estado de saúde de Dom Ricardo Guerrino Brusati

A Diocese de Paulo Afonso, comunica que o Bispo Emérito Dom Ricardo Guerrino Brusati (Diocese de Janaúba, em Minas Gerais-MG), padeceu de um pequeno acidente enquanto realizava suas atividades de ciclismo na manhã da última quarta-feira (27).

Devido a uma fratura resultante do ocorrido, foi levado ao hospital de Novara, na Itália. Enquanto realizava seus exames, o mesmo foi positivado para à COVID-19. O Bispo emérito, neste momento está sob os cuidados médicos e situa-se em isolamento. O seu quadro de saúde requer precaução, mas se encontra estável.

D. Ricardo Guerrino Brusati, chegou ao Brasil, em 1982, como sacerdote Fidei Donum. Na Diocese de Paulo Afonso, exerceu os cargos de vigário paroquial em 1982-1984. Foi tesoureiro e chanceler em 1984-1998. Esteve a frente do Seminário Menor, como Reitor e Coordenador da Pastoral Vocacional em 1986-1989. Realizou suas missões como pároco na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Pedro Alexandre (BA) nos anos de 1993-1998 e na Paróquia Senhor do Bonfim, em Macururé (BA) nos anos de 2001-2002. Após o falecimento do 3º Bispo da Diocese de Paulo Afonso, se tornou o Administrador diocesano em 1998-2000.

Encaminhamos este comunicado aos fiéis diocesanos, para que possamos unir nossas orações com a Diocese de Janaúba, pedindo a intercessão ao Imaculado Coração de Maria, pela graça do restabelecimento de sua saúde.

Por Pastoral da Comunicação / Diocese de Paulo Afonso