20 de abril de 2024

Missa dos Santos Óleos na Diocese: Celebração da Unidade

Na última quinta-feira, 7 de abril, aconteceu a Santa Missa dos Santos Óleos, na Catedral Nossa Senhora de Fátima, em Paulo Afonso (BA). Na Diocese de Paulo Afonso, comumente, a bênção e consagração dos óleos, acontece uma semana antes da Quinta-feira Santa.

A Missa Crismal foi presidida pelo Bispo Dom Guido Zendron e concelebra com os presbíteros das várias regiões diocesana.

Fiéis das diversas paróquias e comunidades da Diocese, também vieram acompanhar em comunhão com os seus sacerdotes a celebração que renova as promessas sacerdotais, que foram ditas no dia de suas ordenações presbiterais. Os padres, nos dias 04 à 07 de abril, estiveram em retiro no Centro Diocesano Dom Mário Zanetta, em Glória (BA), onde tiveram reuniões e momentos de unidade e espiritualidade.

O Evangelho deste dia, proclamado pelo Pe. Mário Gonella, falava sobre Jesus na Sinagoga (Lc 4,16-21), na qual Cristo atribui às palavras do Livro de Isaías (61,1-2), ao anúncio a todas as nações de Sua missão de ungido do Senhor. Durante a homilia do Bispo, D. Guido refletiu sobre as “mudanças”, em deixar Cristo transformar nossas vidas, segundo a Sua medida, “É importante acolher esta ação e unidade de Deus; deixar que estas ações de Cristo, possam crescer dentro de nós”, destaca o Bispo.

Fotos: Nildinho Ventura

Após a homilia, o óleo dos catecúmenos, dos enfermos e o óleo do Santo Crisma foram apresentados para bênção e consagração. Os padres estarão retornando às suas paróquias levando uma porção dos óleos, para que sejam utilizados na prática dos sacramentos.

No término da celebração, o Bispo, comunica a todos o dia da Ordenação Diaconal dos seminaristas: Emanoel Reis, Geovane Santos, Hermanio Júnior e Jonas Magno, que estará acontecendo no dia 07 de maio, às 19h, durante as festividades de Nossa Senhora de Fátima, na Catedral diocesana, em Paulo Afonso (BA).

Por Pastoral da Comunicação / Diocese de Paulo Afonso