28 de março de 2024

Dom Guido preside Missa pela consagração da humanidade, Rússia e da Ucrânia

Nesta última sexta-feira, 25 de março, na Solenidade da Anunciação do Senhor o Papa Francisco, convidou toda a Igreja de Cristo a unirem-se ao Ato de Consagração ao Imaculado Coração de Maria pela paz em todo mundo, em especial pela Rússia e Ucrânia.

Em resposta ao pedido do Papa, na Diocese de Paulo Afonso, o Bispo diocesano, Dom Guido Zendron, presidiu a Santa Missa Solene na Catedral Nossa Senhora de Fátima, que após o rito da comunhão, realizou a oração do Ato de Consagração enviada pelo Papa, em súplica pela paz na humanidade e o fim dos conflitos entre Rússia e a Ucrânia, consagrando-as ao Imaculado Coração de Maria, em comunhão com todos os fiéis presentes e os que acompanhavam a celebração através dos meios de comunicações. Além do mais, estiveram, Pe. José Raimundo, Cura da Catedral, concelebrando, e o Seminarista Emanoel Reis, no serviço do altar. Seminaristas do recém instalado Seminário Propedêutico, movimentos e comunidades, igualmente acompanharam  este momento de clamor da Igreja de Cristo.

Fotos: Nildinho Ventura

Em homilia, o Bispo, refletindo sobre a liturgia deste dia, recorda que quando o anjo apareceu a Virgem Maria, a situação na qual se encontrava Nazaré, em Jerusalém, na Palestina, não era melhor do que a atual vivenciada, pois havia um império romano que dominava a região, o rei Herodes que tornava-se sempre mais violento, para não perder seu poder e domínio, os doutores da lei e sacerdotes que viviam pregando o medo nas pessoas do que a própria esperança. “O Santo Padre, quis consagrar a humanidade inteira e de modo particular a Rússia e a Ucrânia ao Coração de Maria, realizando mais uma etapa da mensagem de Fátima, para dizer para nós e todo o mundo, que somos escolhidos; embora frágeis, para sermos sementes de esperança, e um povo novo que continua na história, na humanidade de Jesus”, reflete o Bispo.

Dom Guido, convida a todos a renovar essa adesão a Cristo ao rezar o Ato de Consagração, para que não tenhamos medo de dizer: “Eis-me aqui Senhor”, segundo a minha vocação. “Alegra-te povo de Paulo Afonso, o Senhor escolheu para que através de Ti, continue uma nova história. Alegra-te Rússia e Ucrânia, pois a presença de Cristo é mais forte do que qualquer tipo de violência. Alegra-te cada um de nós, pois o nosso pecado já foi vencido”, exortou o Bispo.

Fotos: Nildinho Ventura

Que a graça de Deus nos renove e faça de nós um povo santo de Deus em cada lugar e circunstâncias.

Nossa Senhora Rainha da Paz, rogai por nós!

Por Pastoral da Comunicação / Diocese de Paulo Afonso