24 de abril de 2024

Elevação Canônica da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Centenário, em Paulo Afonso (BA)

Na manhã do domingo, 13 de março do ano de 2022, aconteceu a Missa Solene de Elevação Canônica da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada no Bairro Centenário, em Paulo Afonso (BA).

A celebração solene, realizada no Segundo Domingo da Quaresma, foi presidida pelo Bispo diocesano, Dom Guido Zendron, e concelebrada por Pe. Edinaldo Santos (Pároco na Paróquia de São Francisco de Assis, em Paulo Afonso), Pe. Marcílio Reis (Pároco na Paróquia de Santo Antônio, em Glória) e o então nomeado Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Pe. Luiz Tibúrcio. Ao auxílio no altar, estiveram os seminaristas Emanoel Reis e Jonas Magno, que atualmente realizam estágio pastoral. Estiveram acompanhando a celebração, o Pe. José Raimundo, representantes das Irmãs Beneditinas Missionárias, comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus, pastorais e demais comunidades e movimentos na Diocese de Paulo Afonso.

Os fiéis paroquianos e comunidades vizinhas, que compareceram no período de experiência eclesial como Quase-Paróquia, acompanharam a leitura do Decreto de Instalação Canônica da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, lido pelo Chanceler do bispado, Pe. Marcílio, que eleva à então condição de Paróquia.

D. Guido preside a celebração / Foto: Guilherme Marques
Fiéis acompanham a Missa solene / Foto: Guilherme Marques

Na homilia do Bispo, D. Guido relembra que na caminhada e colaboração de tantas pessoas, pelas sementes plantadas e movidas pela graça de Deus, e até mesmo com dificuldades encontradas, foi possível chegar neste então memorável e histórico momento. Diante da Leitura do Livro do Gênesis, o Bispo destaca a palavra “Aliança”, na qual a define como uma forma de compartilhar a vida divina com os outros, para vivemos profundamente a amizade com Jesus, através de Deus, o Pai.  “A Paróquia desde o início e até agora; e esperamos ainda mais, encontramos corações que deixaram-se formar por Deus, que aceitaram esta aliança e que não confiaram em si mesmo, mas na ação de Deus; sermos agora paróquia, nos ajuda a valorizar ainda mais toda a nossa comunidade”, ressalta o Bispo.

Pe. Luiz Tibúrcio, agradece a participação fraterna de todos neste momento. O padre relembra e agradece ao povo de Deus que esteve colaborando com trabalho árduo na reforma da igreja. “São 6 anos aqui com vocês; é um momento forte na vida do padre. É o início de uma nova história, de maior compromisso e adesão a causa da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em comunhão com a Diocese e a Igreja. Agradeço a todos de coração”, exorta o padre.

Pe. Luiz Tibúrcio / Foto: Guilherme Marques
Seminarista Jonas, Pe. Luiz, D. Guido, Pe. Marcílio, Pe. Edinaldo, Pe. José Raimundo e Seminarista Emanoel / Foto: Guilherme Marques

Por Pastoral da Comunicação / Diocese de Paulo Afonso