19 de maio de 2022
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Elevação Canônica da Paróquia de São José, no povoado Quixaba, em Glória (BA)

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp

Na noite do último domingo, 30 de janeiro de 2022, os fiéis glorienses participaram da Missa de instalação canônica da Paróquia São José. Primeira na Diocese dedicada ao santo patriarca, sua matriz se localiza no povoado Quixaba do município de Glória (BA) e foi desmembrada da Paróquia Santo Antônio, de mesmo município, no ano de 2020 quando foi elevada a Quase-Paróquia.

 

A celebração foi presidida por Dom Guido Zendron, Bispo diocesano, e concelebrada pelos padres Marcílio Reis, chanceler do bispado, Paulo Menezes, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Rodoviários em Paulo Afonso (BA), Lucemar, vigário da Paróquia São Francisco de Assis em Fátima (BA) e Miguel Terto, que foi nomeado pároco da paróquia recém criada. Além dos sacerdotes, autoridades civis, religiosos(as) e leigos se fizeram presentes. Em homilia, Dom Guido Zendron exortou os fiéis que a paróquia, antes de ser uma estrutura, é a família daqueles que animados pelo Espírito Santo se reconhecem como uma única família cuja postura se pauta na caridade. O Bispo ainda salientou que a vida cristã não deve se limitar as atividades pastorais, mas na vivência particular do estado de vida afim de dar testemunho de Cristo.

Pe. Lucemar, Pe. Marcilio, Dom Guido, Pe. Miguel e Pe. Paulo / Foto: Raissa Roberta, PASCOM São José
Pe. Miguel Terto / Foto: Raissa Roberta, PASCOM São José

Ao final da celebração, nos agradecimentos, o Padre Miguel acentuou que a ocasião não se devia a um mérito seu, mas ao empenho de todos os grupos, pastorais, movimentos, conselhos e comunidades que se dedicam ao serviço pastoral. A estes, bem como a Dom Guido, que juntamente com o conselho presbiteral, reconheceu e elevou a Quase-Paróquia a condição de Paróquia após um ano e dez meses de experiência. Contando com cerca de 15 comunidades, algumas indígenas, sob o pastoreio do Padre Miguel Terto, a Paróquia São José se localiza a menos de 30km de Paulo Afonso, sede episcopal da Diocese e abrange uma população de pouco mais de 3mil habitantes sob o clima semi-árido do sertão baiano.

 

Por Seminarista Vitorino / Colaborador da PASCOM Diocese de Paulo Afonso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.