23 de abril de 2024

Ordenação Presbiteral do Diácono José Sivanildo de Jesus Silva

Na última sexta-feira, dia 26 de novembro de 2021, por volta das 19h, na Capela de Nossa Senhora da Rosa Mística, da Paróquia de São João Batista, em Jeremoabo (BA), foi celebrada a Divina Liturgia de Ordenação Presbiteral do Diácono José Sivanildo de Jesus Silva, presidida por Dom Guido Zendron, Bispo da Diocese de Paulo Afonso, e concelebrada pelos membros do presbitério diocesano e padres presentes de Maria Imaculada, e com a presença de religiosos e religiosas. Todas as medidas preventivas e orientações sanitárias foram cumpridas, em razão da pandemia da Covid-19.

Com o canto “Igreja Santa, Templo do Senhor, Glória a Ti, Igreja Santa, ó cidade dos cristãos”, nas vozes do coral, e ao som de cordas e acordeon, os familiares, comunidade local e os fiéis que vieram de outras paróquias, acompanharam a procissão de entrada dos demais sacerdotes, seminaristas presentes e Bispo. A cerimônia foi toda transmitida pelas mídias sociais da Pastoral da Comunicação de Jeremoabo e Diocese de Paulo Afonso, e pela Rádio Vaza Barris (FM 104.9), operada pela equipe da “Web Tv” de Simão Dias (SE).

A Caminhada Vocacional do Neossacerdote

José Sivanildo de Jesus Silva, nasceu na comunidade do Baixão do Felix, na Paróquia de São João Batista, em Jeremoabo (BA). Durante a adolescência, ajudava algumas das comunidades que fazem parte do território paroquial. Durante sua caminhada na Igreja, Sivanildo, foi acompanhado pelos Pe. Jackson, Pe. João Batista Nascimento e a Ir. Cícera, no qual saíam de suas comunidades, para o encontro dos fiéis nas celebrações, terços, grupos de jovens e de oração. Despertou a sua vocação, nas Santas Missões Populares na Diocese de Paulo Afonso, com a ajuda do Pe. Aldo Pimentel, na época, pároco em Jeremoabo.

Em 2010, iniciou sua formação, com os Oblatos de Maria Imaculada, onde cursou Filosofia. No ano de 2016, esteve na Paróquia de Santo Antônio, em Glória (BA), onde obteve experiências e aprendizados com o saudoso Pe. José Batista Dantas, in memoriam, e os paroquianos. Esteve no Seminário Maior Dom Mário Zanetta, em Feira de Santana (BA), onde cursou Teologia e participou com os outros seminaristas, da vivência e espiritualidades nas paróquias. O seu estágio ocorreu na Paróquia Nª Sra. da Conceição, em Antas (BA), com o Pe. Joãozinho, onde realizou-se a sua Ordenação Diaconal.

Fotos: Guilherme Marques

Testemunhas da Misericórdia de Deus

Na homilia Dom Guido, refletiu sobre a busca e realização da vontade de Deus, sendo ela, correspondente as nossas vontades, deixando Cristo ao lado de nossas ações, e não o colocando como o guia completo de nossas vidas. O Bispo, ainda recorda o versículo, que fala do homem que tinha a mão direita seca (Lc 6,6-11), e que Jesus Cristo perguntava aos sacerdotes e doutores da lei, se seria possível curar em dia de sábado, e se ouve apenas o silêncio, e o evangelista diz que Jesus se entristece, pois não estavam acolhendo a misericórdia do Pai. Na mesma fala, o Bispo diz que ser um neossacerdote é uma grande graça, não quantitativa, mas uma soma na presença de Jesus, nos colocando à disposição do povo de Deus, na escuta, oferecendo os Sacramentos, e oferecendo a Vida Eterna.

Fotos: Guilherme Marques

O Chamado Vocacional

O Neossacerdote Sivanildo, ao fim da celebração, agradece a todos que fizeram parte da sua caminhada ao serviço da Igreja. Recorda o Pe. José Batista Dantas, que o acompanhou em seu estágio na Paróquia de Santo Antônio, em Glória (BA). Em seus agradecimentos, expressa muita emoção e gratidão a todos que propugnaram sua caminhada, vivências e experiências de vida. Logo após, é comunicado a todos os fiéis presentes e os que acompanharam pelos meios de comunicação, que o Neossacerdote Sivanildo, exercerá seu ministério presbiteral, como Vigário na Paróquia da Sagrada Família, no Bairro Tancredo Neves, na cidade de Paulo Afonso (BA).

Confira o agradecimento do neossacerdote:

Por Robson Oliveira / Pastoral da Comunicação / Diocese de Paulo Afonso – BA