28 de março de 2024

Diocese de Paulo Afonso promove Semana Municipal Dom Mario Zanetta

Semana Dom Mario Zanetta

A Diocese de Paulo Afonso (BA), que no ano de 2021 celebra o seu Jubileu de Ouro, vivenciará, nos dias 07 a 14 de novembro, à Semana Municipal Dom Mário Zanetta.

Momentos de grande comunhão fraterna entre as Paróquias sediadas na ilha de Paulo Afonso, em torno das comemorações alusivas. O evento traz como tema “Por uma Cidade de Paz”, o mesmo proposto pelo Cultura de Paz, projeto idealizado pela igreja local e que tem difundido nas escolas e na sociedade em geral, a necessidade de semearmos a PAZ em toda a cidade.

O evento deste ano foi planejado perante a realidade atual, já que a cidade e região vivem momentos de grande instabilidade no tocante à violência social, o que tem levado a igreja a refletir sobre o momento de forte crise nas instituições, na política e nas famílias.

Outro tema a ser refletido nas lives que serão realizadas pelas cinco Paróquias que compõem a Forania 1 (Catedral Nª Sra. de Fátima, São Francisco de Assis, Nª Sra. do Perpétuo Socorro, Sagrada Família e Santo Antônio de Glória) ao longo da semana, é o mesmo proposto pela CNBB e lançado em abril de 2020, o “Pacto Pela Vida e Pelo Brasil”.

A programação será a seguinte:

07/11

19h – Abertura com Missa na Catedral

20h30 – Momento Cultural Poético, em frente à Catedral

08/11

20h – Live “Pacto Pela Vida e Pelo Brasil” com a Paróquia Santo Antônio de Glória

09/11

20h – Live “Fórmula Cidade de Paz” com a Paróquia N. Sra. Perpétuo Socorro

10/11

19h – Missa de Abertura do Ano Sinodal na Catedral

21h – Live “O Ano Sinodal e a Caridade” com Dom Guido e Irmã Violeta no Podcast com Paulinho

11/11

19h – Missa campal na Igreja de São Francisco

20h – Live “Uma Conversa de Paz”, com Padre Edinaldo

12/11

16h – Passeata pela Paz, saindo da frente da Igreja N. Sra. do Perpétuo Socorro, passando pelo comércio e concluindo na Catedral

13/11 – Celebrações em memória de Dom Mario Zanetta

16h – Missa no Cemitério

19h – Missa na Catedral Nossa Senhora de Fátima

14/11

19h – Missa de encerramento da Semana Dom Mario Zanetta na Catedral

20h30 – Noite Musical com músicos católicos local

Sobre a Semana Municipal Dom Mario Zanetta

O evento, estabelecido em forma de Lei Municipal, de iniciativa da Câmara de Paulo Afonso, que acontece durante uma semana desde o ano de 2019 (quando a lei foi sancionada pela prefeitura) é promovido pela comunidade católica local e visa mobilizar a todos para uma conscientização convergente a um tema baseado na realidade presente. Dom Mario foi um baluarte da promoção da caridade na Diocese de Paulo Afonso. Com um trabalho dedicado aos mais necessitados, mas sob grande influência com as classes mais expoentes economicamente, é referência para todos aqueles e aquelas que o conheceram, mesmo para os que não tiveram a oportunidade de conhecê-lo, por isso a impoluta razão de eternizarmos sua missão nesta região, como testemunho da ação de Cristo em nosso meio.

Por Paulo Roberto R. dos Santos
e Jardel Menezes