25 de abril de 2024

Fiéis pauloafonsinos celebram São Francisco de Assis

No último dia 04 de outubro os fiéis pauloafonsinos celebraram São Francisco de Assis, o santo padroeiro do município de Paulo Afonso. As comemorações se iniciaram logo pela manhã com a tradicional procissão fluvial nas águas do rio que leva o nome do santo.

A procissão fluvial que saiu do Bairro Centenário com diversas embarcações seguiu até o Bairro Prainha onde grande numero de fiéis esperavam a venerável imagem para conduzi-la em carreata até a matriz. Pela noite, no largo da matriz, foi realizada a missa solene em honra de São Francisco de Assis presidida por Dom Guido Zendron, Bispo Diocesano, e concelebrada por Padre Edinaldo Santos, pároco da paróquia São Francisco, e Padre Jeferson, pároco da paróquia Santo Antônio de Canudos. Ao final da celebração, os fiéis se emocionaram com a projeção da imagem do santo padroeiro na fachada da igreja.

Os festejos de 2021, cujo lema foi “Um só coração e uma só alma” (At 4, 32), ficou expresso no grande número de devotos que participaram dos momentos celebrativos deste ano, retornando a tradicional festa, logo após as restrições sanitárias da pandemia não terem permitido que os festejos do ano passado pudessem ser realizados na mesma dimensão.

Por Diego Vitorino / Pastoral da Comunicação da Diocese de Paulo Afonso (BA)