18 de abril de 2024

Paróquia São Francisco em Paulo Afonso festeja seu padroeiro a partir de 25 de Setembro

A Paróquia São Francisco de Assis, em Paulo Afonso, dá início ao seu novenário neste sábado, 25 de setembro. Com o controle da pandemia, a festa volta a ser realizada no largo da Igreja.

A programação deste ano começa a partir das 5 horas da manhã do dia 25 de setembro com a Alvorada que sairá da Igreja de São Francisco e irá até o balneário para uma oração, seguido de uma partilha do café da manhã. À noite, todos os dias a programação terá início com o Angelus às 18 horas, seguido da novena às 19 horas e a Santa Missa começando às 19h30.

A Estrutura da Festa também será menor. O público participante será restrito a 400 pessoas por noite, condição esta definida pela Prefeitura de Paulo Afonso, por conta da pandemia. A Igreja estará atenta ao uso de máscaras e álcool, bem como o distanciamento necessário entre as cadeiras. A equipe da Pascom fará a transmissão da programação pelas redes sociais da paróquia para que o público que não puder comparecer, os que ficarão em casa e os que moram em outras localidades,  possam acompanhar.

Pe. Edinaldo Santos (Foto: Pascom)

Pe. Edinaldo Santos, falou da expectativa da volta de público nas celebrações: “estamos há tanto tempo sem um público expressivo nas celebrações e estamos muito animados para reencontrar o povo de Deus que não tem vindo regularmente às celebrações. Eu convido a todos aqueles que não estão vindo, que venham pelo menos uma noite celebrar conosco e pedir as bênçãos de São Francisco, padroeiro de nossa cidade.

Há uma tradição muito bonita em nossa festa: os fieis que se vestem com a túnica de São Francisco. Todos os anos muitas pessoas participam todas as noites caracterizadas como o santo padroeiro, a fim de pagar promessas ou até mesmo pedir com esse gesto as virtudes do santo para a sua vida. Arismaldo Oliveira, morador do bairro Caminho dos Lagos, disse que já mandou confeccionar sua túnica: “eu alcancei uma graça por meio da intercessão de São Francisco de Assis e prometi que virei ao novenário com as vestes. Serei mais um a agradecer”, disse.

Toda a programação será transmitida pelas redes sociais da Paróquia, nos canais do YouTube, Facebook e Instagram.

facebook.com/parsaofranciscopaf

instagram.com/parsafranciscopaf

youtube.com/c/paroquiasaofranciscodeassispauloafonsoba

Por Jardel Menezes / Pascom Paróquia São Francisco de Assis de Paulo Afonso – BA