17 de outubro de 2021
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Escritores da ALPA, relançam livro sobre a vida de Padre Lourenço Tori

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp
(Foto: Divulgação e Arq. ALPA)

No final da década de 1980, em 1989, os escritores, membros fundadores da ALPA, Edson Barreto e Marajana Araújo escreveram e publicaram um livro modesto, de pouco mais de 100 páginas contando a história do Padre Mário Lourenço Tori, italiano que chegara a Paulo Afonso junto com seu amigo Padre Mário Zanetta no ano de 1969.

Logo, os padres italianos, juntamente com o Padre Manoel Alcides, desenvolveram intenso trabalho social em Paulo Afonso, alcançando especialmente as comunidades mais carentes do município.

Padre Lourenço deslocava-se nas atividades da igreja em uma moto e ao chegar em cada lugar era a alegria das famílias e da criançada.

Em fevereiro de 1973, quando se deslocava em sua moto para mais uma visita às comunidades, sua moto foi atropelada por uma caçamba que trabalhava na área onde depois foram construídas uma praça e a Igreja de São Lourenço, no loteamento Panorama.

Quando se completaram 52 anos da chegada de Padre Lourenço a Paulo Afonso e 48 anos de sua morte e também no momento em que a Diocese de Paulo Afonso completa 50 anos de sua criação, os escritores Edson Barreto e Marajana Araújo acharam por bem relançar esse livro numa edição totalmente revista e muito ampliada, agora com novos e importantes depoimentos inclusive de familiares italianos do Padre Lourenço e mais fotos.

O livro original de 110 páginas dá lugar, nesta 2ª edição, a um caprichado volume de 300 páginas com detalhes sobre o resgate da história e da memória desse importante personagem da história de Paulo Afonso.

Como não se tem apoio oficial para a publicação de livros em Paulo Afonso, os autores recorreram à Igreja Católica que, em apoio a essa criação está disponibilizando todas as igrejas da Diocese para ali ser feita a venda prévia desse importante livro e, com essa venda prévia se pagar os custos de sua produção cujo valor é superior a R$10 mil reais.

Assim, os interessados em conhecer a história da vida do Padre Lourenço Tori podem fazer a compra prévia do livro na secretaria de qualquer Igreja Católica da Diocese de Paulo Afonso.

“A Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA – sente-se muito feliz por esse importante trabalho de resgate da história e da memória do Padre Lourenço Tori, tão importante para o município de Paulo Afonso e parabeniza os seus autores Edson Barreto (Cadeira 4) e Marajana Araújo (Cadeira 5) da ALPA, de que são membros fundadores e além de produzirem obras em prosa são também grandes poetas com outros livros já publicados”, diz o presidente da ALPA, escritor e professor Antônio Galdino.

Nos próximos dias, em data que será amplamente divulgada pelos meios de comunicação de Paulo Afonso e região, e também por esse site, a TV Folha Sertaneja estará realizando uma entrevista com os dois autores para falarem sobre sua produção literária e, de forma especial, sobre esse importante lançamento.

 

 

 

 

Por Antônio Galdino / Folha Sertaneja

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *