20 de abril de 2024

Paróquia São Francisco de Assis, em Paulo Afonso (BA), lança concurso para composição do Hino do Padroeiro

Concurso SF Paulo Afonso 2020

As inscrições vão até o dia 10 de setembro e devem seguir critérios exigidos no edital

A Paróquia São Francisco de Assis em Paulo Afonso (BA) está realizando um concurso para a escolha do Hino dedicado ao padroeiro da cidade de Paulo Afonso, São Francisco de Assis. O concurso foi lançado pelo Pároco, Pe. Edinaldo Santos, durante celebração ocorrida no dia 10 de agosto, no encerramento do Tríduo em honra a São Lourenço.

Pe. Edinaldo explicou porque fazer um hino: ”É uma data significativa. Estamos completando 70 anos de construção de nossa Paróquia, tínhamos muitas ideias para o novenário, porém, com a pandemia, tivemos que repensar toda a programação. Mas uma das ideias surgidas neste tempo foi a composição do Hino de São Francisco de Assis, padroeiro de Paulo Afonso. Será algo inédito, e teremos um hino composto por pessoas de nossa cidade, que conhecem a nossa tradição, a nossa cultura e religiosidade, exaltando ainda mais o nome de nosso padroeiro”.

Segundo o edital, o concurso é aberto para todas as pessoas que são ligadas à música e às composições. Podem participar poetas, músicos, compositores e qualquer pessoa que tenha talento e inclinação para escrever, obedecendo os critérios para a composição descritos no edital. O prazo para inscrição e envio do material será até o dia 10 de setembro através deste link. O hino vencedor será divulgado no dia 15 de setembro numa live promovida pela Paróquia. O vencedor receberá como premiação um violão profissional.

Para acessar o edital, Clique Aqui.

Formulário de Inscrição, Clique Aqui.

Por Jardel Menezes, da Pascom Paróquia São Francisco de Assis, Paulo Afonso (BA)

One Comment

• Sou poeta, filho de Paulo Afonso. Quando li essa notícia, as lágrimas de emoção rolaram dos meus olhos! Minha querida igreja de São Francisco, onde meus pais se casaram, em 1958, onde eu e todos os meus cinco irmãos fomos batizados, onde, no ano retrasado, foi feita a celebração de 60 anos dos meus pais, Benedito e Socorro! São muitos momentos marcantes que essa querida igreja representa na minha vida! Quero imensamente participar desse concurso. Já tenho prática com hinos, por já ter vencido um concurso de hino, além de muitas músicas de minha autoria… Contudo, fiquei triste por ler no edital que só podem participar do concurso quem mora em Paulo Afonso… Por força de atividades educacionais e profissionais, não resido em Paulo Afonso. Hoje, estou em Lauro de Freitas. Quero saber se mesmo assim posso participar, pois, apesar de não morar aí, tenho 6 tios que moram aí em Paulo Afonso, três por parte do meu pai e três por parte da minha mãe, e sempre que vou aí, me hospedo na casa da minha tia Maria das Graças, que mora perto da igreja. Se me permitem, sugiro abrir a participação nesse concurso para filhos de Paulo Afonso. Aliás, estou até participando de uma Antologia de poetas de PA, cujo livro vai ser lançado em novembro… Por ocasião dos 62 anos de Paulo Afonso, fiz um poema em homenagem à cidade, e nesse poema eu cito a igreja. Segue:

MINHA TERRA
    (em homenagem aos 62 anos de Paulo Afonso)
    Bené Lins

Minha terra tem cachoeira,
    Velho Chico indo pro mar.
    A energia que ela gera
    Ilumina aqui e lá.

Minha terra é uma ilha
    Que tem touro e sucuri.
    Minha terra é maravilha,
    Guardo ela bem dentro aqui.

O querido Velho Chico
    Dá nome à mais bela igreja
    Que eu já vi na minha vida.

Meus olhos se enchem d’água
    Quando lembro, com saudade,
    Dessa igreja tão querida.

Lá, o padre casou meus pais
    E também me batizou.
    Lá eu sinto imensa paz
    E amor de Nosso Senhor.