25 de abril de 2024

Jeremoabo, BA: Monique Aragão é a nova Presidente do Abrigo São Vicente de Paulo

Vicentinos Jeremoabos

Os vicentinos, como é conhecido o Abrigo São Vicente de Paulo em Jeremoabo, BA, já tem sua Diretoria definida. Após eleições realizadas sob a condução Conselho Regional sediado em Paulo Afonso, BA, Monique Aragão foi eleita Presidente pelos próximos quatro anos.

Desde janeiro 2020 que terminou o mandato da Diretoria anterior que tinha o professor Evangelista como Presidente. Foram efetuadas novas eleições, porém o Conselho Metropolitano Bahia/Sergipe não reconheceu o resultado e o Abrigo ficou administrado pelo Conselho Regional de Paulo Afonso, BA, a quem o Abrigo é subordinado hierarquicamente, até a realização desta eleição.

Os demais membros do Conselho Diretor são: Vice-presidentes: Dr. Lequinho, Luis Carlos, Micheline e Nice de Lilito (nomes pelos quais são conhecidos); Tesouraria: Aline da Contabilize e Rafael da Renovação Carismática; Secretaria: Evangelista e Ana Maria, ligados à Igreja Católica.

O Abrigo São Vicente de Paulo (Vicentinos) tem prestado relevantes serviços no acolhimento de idosos. Membro da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), uma organização civil de leigos, homens e mulheres, dedicada ao trabalho cristão de Caridade. Foi criada em 23 de abril de 1833, em Paris rapidamente a Sociedade espalhou-se pelo mundo e já está presente em 150 países.

Em Jeremoabo, BA, a Sociedade São Vicente de Paulo foi fundada em 19.07.1936, com apoio do Padre José de Magalhães e Souza, vigário da Paróquia da Freguesia de São João Batista.

Mas, o Carisma Vicentino está entre nós desde 1617 e vários grupos de pessoas, tanto no passado como no presente, têm suas vidas e seus trabalhos inspirados nas ideias e no exemplo de São Vicente de Paulo e de Santa Luísa de Marillac.

Tem uma estrutura hierarquicamente subordinada a um Conselho Regional, no nosso caso com sede em Paulo Afonso BA, que, por sua vez é subordinada ao Conselho Metropolitano de Bahia e Sergipe sediada em Salvador BA.

Material publicado por Pedro Son no Portal jeremoabo.com.br, em 07/06/2020.