28 de março de 2024

CNBB apresenta novas datas para coletas realizadas pela Igreja no Brasil e no mundo

capa

Por causa da pandemia do coronavírus, tradicionais coletas feitas pela Igreja no Brasil e no mundo para a manutenção das obras sociais da Igreja foram adiadas para o segundo semestre deste ano.

A primeira coleta a ter sua data modificada foi a do Óbolo de São Pedro, que deixa de ser no dia 29 de junho e passa em todo o mundo para o 27º domingo do tempo comum, 4 de outubro, dia dedicado a São Francisco de Assis. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 29 de abril, pelo diretor da Sala de Imprensa Vaticana, Matteo Bruni.

Segundo o Vatican News, o Óbolo de São Pedro é uma ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre como sinal de apoio às necessidades da Igreja no mundo e às obras de caridade que esta realiza.

Outras importantes coletas também tiveram a data adiada como: Lugares Santos, Missões e Santa Infância, Campanha da Fraternidade 2020 e Evangelização 2020.

Dom Joel Amado, secretário-geral da CNBB. Foto: CNBB/Caio Lima

Segundo o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, “oportunamente serão enviados materiais destinados à motivação das pessoas e comunidades, de modo que, na Solenidade de Cristo Rei, respeitadas as peculiaridades de cada diocese, possamos aprender ainda mais sobre a generosidade e a partilha dos bens”.

Datas das coletas:

Lugares Santos – 13 de setembro

Óbolo de São Pedro – 4 de outubro.

Missões e Santa Infância – 18 de outubro

CF 2020 e Evangelização 2020 – 21 e 22 de novembro

Fonte:

Portal da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Acesso: 12/05/2020. Às 08h59.