24 de abril de 2024

Feliz Pascoa, Pascom!

Poster: Jackson Jardel Leite de Menezes - Pascom Paróquia São Francisco, Paulo Afonso (BA)

ESTE ano tivemos uma Quaresma atípica, toda a programação quaresmal e compromissos paroquiais foram remarcados ou adiados, a participação em nossas celebrações foi reduzida a poucas pessoas, a rotina de nossas paróquias e comunidades foi totalmente modificada. Tudo isso por causa da pandemia provocada pelo “novo” vírus, o convid-19.

Sabe quem muito se dedicou para nos animar na fé durante este tempo de quarentena? A Pastoral da Comunicação, chamada carinhosamente de Pascom. É claro que ela não fez nada sozinha, se assim fizesse estaria distante de seu compromisso de ser uma pastoral transversal na vida da comunidade eclesial. Junto com outras pastorais, grupos e movimentos diversos fez com que as celebrações eucarísticas, momentos de orações, terços e ofícios, entre tantas outras iniciativas chegassem a casas de tantas pessoas. Mesmo com o distanciamento social, tão necessário neste tempo, com a ausência de nossos encontros de comunidade, a Pastoral da Comunicação foi meio para que a evangelização acontecesse.

Quantas mudanças o covid-19 provocou na rotina de nossas paróquias e comunidades? Exigiu que onde não existisse se formasse uma pequena equipe para as transmissões, onde já havia a Pascom se reestruturassem, reformulassem, motivando-se para que a fé fosse animada e celebrada. Foi uma explosão de lives, criação de canais e sites. Parece que alguém dizia a todas as Pascons: agora é com vocês! A todas as equipes da Pastoral da Comunicação, nosso agradecimento, vocês estão sendo o que Jesus pediu a seus discípulos: sal da terra e luz do mundo.

Quando tudo isso passar desejamos que continuem firmes na missão assumida, por amor de comunicar a Boa Nova do Reino. Olhem para este momento como sendo uma oportunidade de crescerem como cristãos, assumindo o batismo do Senhor, não se deixem levar pelas inúmeras tarefas ou se perderem nas várias transmissões, lembrem-se de que o esforço de vocês em colaborar para que o Evangelho chegue às pessoas, através dos meios, deve tocar primeiro o corações de vocês. Vale a pena lembrar o que diz o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil: “Comunicação diz respeito aos processos de construção simbólica que possibilitam a interação pessoal e a organização social. Não se trata de mera transmissão de mensagens, mas de ressignificação constante do mundo” (n. 12).

A todos vocês agentes de Pascom, desejamos uma feliz e santa páscoa, e que o Cristo Ressuscitado os ilumine na missão de comunica-Lo.

Pe. José Ronnes dos Santos Santana

Coordenação Diocesana da Pascom – Paulo Afonso (BA)