Dom Guido celebrou na Catedral, a abertura da Semana Municipal Dom Mário Zanetta

56d6f95d-b6e6-49eb-b154-6372f837d415

PAULO AFONSO-  Ano passado a diocese de Paulo Afonso fez muitas homenagens pelos vinte anos de memória  do bispo dom Mário Zanetta, morto em 1998.

Vieram familiares de dom Mário da Itália, amigos clérigos contemporâneos como os bispos dom Itamar e dom Ricardo; as celebrações se estenderam também animadas com música da filarmônica municipal e a participação de colaboradores de antes e de hoje das obras fundadas pelo padre italiano e mantidas pelo bispo dom Guido Zendron.

Dom Guido convida fiéis para a Semana Municipal Dom Mário Zanetta.

Daí então surgiu a proposta do vereador Marconi Daniel de fazer uma semana dedicada à memória de dom Mário dada a sua importância para o município envolvendo o poder público. A câmara aprovou por unanimidade e a prefeitura sancionou.

Esta portanto, será a 1ª Semana Municipal dom Mário Zanetta.

“O lema escolhido por dom Mário “Cremos na caridade” nos dá testemunhos de como a vida dele, de dedicação gerou e continua gerando. Quantas pessoas nós não encontramos dizendo o quanto a presença e o testemunho de dom Mário mudou a vida delas. Foram muitas pessoas que passaram pelas obras de dom Mário e tiveram um outro presente e um outro futuro”, lembrou o bispo dom Guido.

Dom Guido disse ainda que tudo o quanto foi possível realizar durante o tempo de dom Mário aqui na diocese aconteceu pela colaboração de outras pessoas que seguiram com ele.

“A resposta de como vai continuar é simples, a caridade não era apenas de dom Mário, mas de quem vive a vida de um batizado. Quando falamos de dom Mário ou de Santa Dulce dos Pobres não podemos ficar só no passado, devemos pensar como podemos responder hoje aos novos desafios de pobreza e justiça que encontramos todos os dias.”

Dom Guido pediu a participação dos fiéis nos encontros que acontecerão ao logo da semana, especialmente no dia 13, nos 21 anos da morte de dom Mário em que estará em Paulo Afonso, Dom Frei Luiz Cappio, ele celebrará a santa missa na Catedral às 19 horas.

No dia seguinte, participará de um painel de debates no Memorial Chesf, das 8 às 12, e das 14 às 18h.

“É preciso não só admirar dom Mário ou santos, mas com a nossa vida, com o meu dia a dia, com a minha rotina eu possa também gerar, porque na realidade não somos nós que geramos, em primeiro lugar é Deus quem nos gera, no ambiente familiar e depois na vida em comunidade”, finalizou dom Guido.