Igreja e prefeitura de Paulo Afonso lançam campanha de valorização à vida

75349059_2413131742274499_774653319552434176_n

A Paróquia de São Francisco de Assis, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Paulo Afonso (SEDUC), iniciou nesta terça-feira (05), o ciclo de Rodas de Conversa em escolas públicas municipais.

O projeto contempla alunos do 6° ao 9° ano e visa abordar a temática da Valorização da Vida, que traz como lema ‘DIGA SIM À VIDA’.

As rodas de conversa são realizadas com a participação de psicólogos (voluntários) das secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social e da Fasete (Faculdade Sete de Setembro), do Pároco da São Francisco, Padre Edinaldo José e de Dom Guido Zendron, bispo da diocese de Paulo Afonso, que respondem a perguntas formuladas pelos próprios alunos, ainda há músicas e exposição de vídeos sobre o tema.

De acordo com um dos idealizadores e mediador do projeto, o Ministro da Palavra, Paulinho, o objetivo principal é alcançar um número significativo de adolescentes e jovens, para que eles se tornem multiplicadores da mensagem de motivação e de valorização da vida, superando os altos números de mortes por suicídio, uma vez que é nas escolas que se tem proliferado uma cultura danosa de banalização da vida, com registros de automutilação, violência, bullying e outras formas de agressão contra a vida, além da deficiente estrutura familiar e a depressão, o que leva muitos a não suportarem este peso e, não sabendo lidar com a situação, acabam buscando como saída, o suicídio, por isso, a necessidade de se intensificar a campanha, que teve como ápice o mês de setembro, conhecido como Setembro Amarelo, afirmou Paulinho.

No primeiro dia de encontro, no Colégio Guiomar Pereira, a receptividade e interação dos alunos foi surpreendente, mas o que surpreendeu mesmo, foram as perguntas formuladas e os desabafos relatados por eles, o que nos leva à certeza de que a sociedade está realmente abatida e nossos jovens estão precisando de ajuda.

Os psicólogos Erivaldo Brito e Aniara Sena assessoram o encontro, esclarecendo as dúvidas do público e pontuando sobre os diversos temas sugeridos.

Os encontros nas escolas vão de 05 a 18 de novembro, alcançando 10 escolas das áreas rural (Povoados: Juá, Riacho, São José e Várzea) e urbana (bairros: BTN, Rodoviário, Benone e Sede) e um público de pelo menos 700 alunos.

Não se feche em ‘seu mundo’; acolha, escute, abrace, diga que ama… Se dermos as mãos em prol da vida, a morte nunca triunfará.

Por Pascom da paróquia de São Francisco de Assis.