23 de abril de 2024

Festa de São Francisco 2019: Comunidades, pastorais, instituições o povo e a cantora Adriana Arydes

page

PAULO AFONSO – De 25 de setembro até o dia 04 de outubro, acontece a maior festa religiosa da cidade: o Novenário de São Francisco de Assis, padroeiro de Paulo Afonso. Durante as nove noites são realizadas: a novena, a exposição de filme sobre a vida de São Francisco no telão, as celebrações religiosas, exposições de arte, campanhas educativas, apresentações musicais de dança e teatro, além de um espaço gastronômico.

Este ano, durante a Festa, será abordado a temática sobre a depressão e o suicídio. A campanha – articulada junto com a DEAM, SEDES, SEDUC e FASETE – refletirá sobre os diversos casos de suicídio que vem ocorrendo em nosso município, com a promoção de palestras, distribuição de materiais informativos e mensagens motivacionais. Haverá um estande com todas as informações sobre o assunto e uma tenda de aconselhamento.

Uma das atrações mais aguardadas pelo público neste ano é a presença já confirmada da cantora católica Adriana Arydes, que se apresentará no dia 29 de setembro (domingo) após a Missa. Com uma voz inconfundível, um carisma singular e canções que têm levado milhares de pessoas em todo o Brasil a uma experiência pessoal com Cristo, Adriana Arydes, é uma das maiores cantoras da música católica no país. São mais de 20 anos de carreira, 11 CDs e 2 DVDs gravados, numa das carreiras mais sólidas da música católica.

No 04 de outubro, dia do santo e feriado municipal, a programação começa com a procissão fluvial, por volta das 8 horas da manhã. A imagem de São Francisco sai da igreja e vai até as margens do rio, na altura chamada de postes – entre o Bairro Centenário e o BNH – onde segue em uma embarcação até a Prainha. O ponto alto é a passagem pela ponte onde muitos lançam flores no santo e no rio. Da Prainha, a imagem do santo se dirige até a igreja onde se conclui a procissão. A tarde, por volta das 16 horas, sai a procissão percorrendo algumas ruas da cidade e retornando para a Igreja onde acontece a missa de encerramento. Destaca-se nesta caminhada de oração a presença de muitas pessoas vestidas de São Francisco, convite a se copiar os valores de desapego aos bens materiais, amor ao próximo, paz, solidariedade e ecologia que ele semeou.

São 69 anos ininterruptos do evento. Durante o novenário serão abertos os festejos dos 70 anos da construção da Igreja, que terá sua grande data em 17 de fevereiro de 2020, quando serão comemorados os 70 anos da inauguração da Igreja.

Por PASCOM SÃO FRANCISCO DE ASSIS.