19 de abril de 2024

Padre Roni preside última missa como pároco da Catedral: “Cuidem bem das minhas ovelhas”

c960c047-887d-40e9-aaff-37a9414f42ab

Antes mesmo de chegar ao altar, Dona Fátima interrompe a procissão de entrada para tomar-lhe a benção. Pouco vista nas celebrações, mas muito presente nas cercaninhas da Catedral, uma senhorinha chova desconsoladamente na cadeira da frente. Sempre Padre Roni lhe dá alguma coisa. E assim, olhando bem a igreja que não comportou o povo, eram muitos. Foi uma partida dolorosa.

Movimento de Mãe Rainha e Legião de Maria na santa missa de Coroação de Nossa Senhora.

Isso porque o pároco que ficou oito anos e três meses à frente da Catedral, é uma pessoa simples, humilde, acolhedora e muito, muito tranquila. Reúne qualidades que deixaram os fiéis à vontade, pertencentes à Catedral. Padre Roni atraiu, pacificou, aconselhou, uniu e encorajou, continuo a edificação do rebanho nas comunidades e ontem, o povo que lhe foi companheiro todo esse tempo quis demonstrar a satisfação pela sua estadia em Paulo Afonso.

Todos os grupos e pastorais da paróquia de Nossa Senhora de Fátima compareceram para última celebração de Padre Roni, como pároco.

Foram tantas as mensagens dirigidas e ale nestes últimos meses, de grupos, comunidades, pastorais e movimentos que, na última celebração, elas continuaram depois da missa, dado o tanto de gente que ainda queria falar.

Os amigos mais próximos, como Padre Adriano, Padre Luís, Padre Luciano (Floresta-PE), Padre Ednaldo e Padre Paulo, fizeram questão de participar da última celebração. Os companheiros de Cícero Dantas, Padre Evanilson e Monsenhor Elias e Padre Pedro (Fátima) também.

Padre Roni, discursou

“A transferência de padres, bispos, religiosos e consagrados em geral é um dom de Deus, que nos ajuda a criar consciência que a missão não é nossa é de nosso Senhor Jesus Cristo confiado à sua igreja; somos eternos caminheiros. ”

“A diocese de Paulo Afonso e a Catedral”

“A diocese de Paulo Afonso tem uma raiz muito profunda, muitos cristãos plantaram, outros regaram, e nós estamos colhendo, mas devemos replantar as sementes. Essa paróquia tem chão muito fértil, 16 comunidades com a Catedral, grupo, pastorais e movimentos maravilhosos, órgãos vitais que compõe essa árvore frondosa. ”

Padre Roni ainda falou dos funcionários que fazem o trabalho não porque ganham um salário, mas porque são verdadeiros católicos.

Dona Fátima para Padre Roni.

Depois falou da família e da partida de sua mãe, quando iria celebrar a primeira festa da Catedral.

“Exatamente no dia 13 de maio de 2011, não pude participar da primeira festa da nossa padroeira, porque a mãe do céu veio buscar a mãe da terra [Dona Clotildes] foi dolorido, mas são mistérios de Deus, e também minha avó Faustino faleceu no mês de maio.”

Padre Roni agradeceu ao clero, especialmente à Forania I, e ao Padre Adriano, em que aproveitou para desejar-lhe sucesso em Floresta, para onde vai. “Muito obrigada Padre Adriano que você tenha uma missão abençoada na diocese de Pernambuco, que o Nosso Senhor dos Aflitos lhe ajude naquela paróquia.”

Agradecimentos ao bispo dom Guido

“Almoçamos juntos, mas agora à noite ele não quis estar – talvez por se emocionar – mas agradeço ter me confiado o propedêutico, quando aqui cheguei com dez seminaristas, a presidência da Fundação Dom Aloísio Pena, o economato da Cúria Diocesana, a Catedral – Igreja-mãe -, agradeço a cada irmão e irmã pelo carinho que tiveram por mim; não mereço mais agradeço!; rogo por Nossa Senhora de Fátima que continue nos abençoado.”

Os familiares do Padre também agradeceram o carinho dos pauloafonsinos com Padre Roni e disseram que aonde ele for vão sempre estar presentes. “Assim como vocês eu fico com o coração partido, mas ele vai ficar aqui pertinho na Bahia, Deus abençoe meu irmão”, disse um das irmãs.

Padre Roni assumirá a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Pintadas, na diocese de Ruy Barbosa-BA.

Familiares de Padre Roni.