16 de abril de 2024

Ordenação Diaconal de José Neto “Que você persevere no amor a Cristo, aos irmãos e à Igreja”

61280050_2312860365623804_7406184181509652480_n

O bispo dom Guido Zendron celebrou há pouco, na Catedral de Nossa Senhora de Fátima, com a presença de quase todo o clero Pauloafonsino,  a Ordenação Diaconal de José Neto Leal, jovem natural de Paripiranga-BA.

O lema escolhido por Neto é:  “Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença do seu povo reunido.” [Sl 115,14].

Bispo, padres e seminaristas na Ordenação Diaconal de José Neto.

Chegaram para a celebração familiares e amigos de Neto, de várias regiões da diocese de Paulo Afonso, especialmente dos municípios de Macururé, da paróquia de Senhor do Bonfim – onde ele cumpriu seu estágio pastoral-, e de Paripiranga.

O bispo que estivera reunido com os padres nos últimos dois dias, no Centro Diocesano de Glória, disse que a Ordenação de José Neto não significava apenas uma etapa rumo ao sacerdócio, mas que envolvia toda diocese no sentido de valorizar o batismo de cada pessoa.

“Para que assim nós possamos entender que, cada um de nós tem um mistério, tem uma vocação; a partir do batismo somos enviados para tornar Jesus Cristo ali, na vida concreta onde Ele vive a experiência cotidiana. Por isso a celebração de hoje nos provoca: como estou vivendo a minha fé na igreja particular?; como é que eu me coloco à disposição, não para fazer mais uma obra dentro da igreja, mas para viver o meu ministério, a minha identidade batismal no meu trabalho, no meu lazer e no meu estudo?, nós somos preferidos por Deus para podermos, numa comunhão mais íntima com ele e, entre nós, vivermos essa grande missão.”

Catedral de Nossa Senhora de Fátima, na Ordenação Diaconal de Padre José Neto.
“José Neto, persevere”

“O mais difícil hoje não é se colocar à disposição, e sim perseverar. Quantas vezes diante de um problema, de uma discussão, de algo que não acontece como eu queria, já quero desistir?; preservará para poder mergulhar na fonte que é Jesus Cristo – por isso a oração, o sacramento e a amizade -, para poder estar diante da realidade, não com o critério humano, mas com o critério de Jesus.”

O Diácono Neto continuará em Macururé onde permanecerá  até a Ordenação Presbiteral.