19 de abril de 2024

As foranias I, II e V também sediarão a Escola Bíblica-Catequetica; projeto foi iniciado em Cícero Dantas

ED-768x433

Escola Bíblico-Catequetica Diocesana Dom Mário Zanetta será uma escola de formação cristã e missionária para todos os membros das pastorais e movimentos da sociedade.

Reunião aconteceu em Cícero Dantas.

Qual o objetivo ?

O objetivo da Escola Diocesana Bíblico-Caquética é formar o discípulo missionário de jesus Cristo. Conforme nos indica o Doc.Aparecida n.276ss, queremos proporcionar a todos as bases necessárias para que sejam bons católicos e fervorosos evangelizadores. Ao longo do processo será trabalhada as dimensões humanas e comunitária, espiritual, intelectual, pastoral e missionária.

Observou São João Paulo II: “A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de os iniciar na plenitude da vida cristã”.

Neste ano, no início do segundo semestre, a Diocese de Paulo Afonso, realizou na cidade de Cícero Dantas, a abertura oficial da ESCOLA BIBLICO-DIOCESANA DOM MARIO ZANETTA.

Com missa solene celebrada por Dom Guido Zendron, concelebrada por todos os padres das Foranias III e IV, e com a participação dos alunos e comunidade local.

Nesta solene celebração dom Guido, não só expressou sua alegria, como salientou a importância desse novo marco na diocese, onde o compromisso de vivenciar o mistério de Cristo numa experiência vivencial e mistagogica, nos fazendo discípulos missionários, para transformar nossa comunidade, a família, o indivíduo.

Aproveitamos também para informar que, a nova turma para a sede de nossa diocese se dará até o fim deste ano, para assim abraçar todas as paróquias das Foranias I, II e V. Informaremos também aqui no site a abertura das inscrições para 2019. Esperamos todos com alegria.

Os encontros são realizados mensalmente, trazendo um novo olhar ao processo de Iniciação à vida cristã. Pois os professores até o momento (Iniciação à Vida Cristã – IVC com professor Jhobert de Aracaju, Lazaro Tavares com Cristologia e os demais desse semestre: Padre Jailton, Padre Marcílio Reis e Diácono Diógenes de Aracaju ) trouxeram um olhar aprofundando numa visão missionária voltada a um discipulado, onde seus catequistas e líderes pastorais possam multiplicar em suas paroquias e comunidades tudo o que é experimentando nos encontros.

Sendo uma resposta para a urgência de uma formação sistemática, a fim de que os catequistas tenham sempre em mente a importância de uma evangelização renovada, atualizada, dinâmica e comprometida com uma espiritualidade de seguimento a Jesus Cristo e de pertença à Comunidade Eclesial.

A Escola é um espaço privilegiado de formação para catequistas, por apresentar um programa sistemático de formação, seguindo as orientações do Regional Nordeste III da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Reportagem José Roberto Alves de Cícero Dantas.