Paróq. São Francisco de Assis – Fátima

3 respostas para este post

1. Com demonstração de religiosidade da nossa comunidade que despontava, surgiu a ideia de construir a igreja de Fátima, a obra teve início em 1938. Ângelo Lagoa, seus filhos e genro, somados a liderança de Francisco André, Seu Né André, Jove da Laje e outros que arregaçaram as mangas e partiram para o trabalho. Dona Emilia Maria, filha de Angelo Lagoa, doou o terreno que herdara de sua falecida mãe, colaborando com a edificação da Igreja. Seu Antônio Simão, vindo de Heliópolis, construiu a Igreja em estilo da época, logo em seguida, o Sr. Nenem Veríssimo doou o cruzeiro que foi instalado em frente a construção. Foi um dia muito especial, com a missa celebrada pelo Padre José de Magalhães, vindo de Portugal. Segundo os habitantes da época, existiam muitas secas prolongadas que castigavam a comunidade. Em 04 de Outubro de 1948, mesmo dia em que o lugarejo passou a ser Monte Alverme, chegou a imagem de São Francisco de Assis, trazida pelo Padre Galvão numa procissão de cavaleiros vindos de Cícero Dantas. A comunidade já esperava no povoado Surjoa, com muitos fogos e zabumbeiros na chegada do Padroeiro. As festas em homenagem ao Santo foram ficando cada vez mais animadas e rezadas com fervor. A imagem de São Francisco foi abençoada por Frei Celestino em visita à paróquia. O sino da igreja, que chegou em 1950 e logo ganhou fama pela excelente qualidade do som, foi doação do candidato a governador da Bahia, Lauro de Freitas, que faleceu em desastre de avião. Mas a comunidade foi crescendo e a pequena capela já não comportava os fiéis. Daí, o senhor Antônio Menezesn e sua irmã, Maria de Francisco, resolveram reformá-la, por volta dos anos 60, em parceria com toda a comunidade. Nessa época, o Padre Galvão já havia se transferido para Feira de Santana e o Monsenhor José Elias já estava entre o povo colaborando com a reconstrução da igreja e com a pregação da palavra de Deus. A criação da paróquia foi no dia 10 de Março de 1991. Nestes períodos na paróquia São Francisco passaram a alguns leigos e leigas que fizeram um trabalho significativo. Eu BATISTA OLIVEIRA PROFESSOR DE HISTÓRIA , PROPRIETÁRIO DO http://sofatima.net/ É SÓ ACESSAREM E VER A HISTÓRIA COMPLETA DA NOSSA PARÓQUIA.

BATISTA OLIVEIRA
  2. Boa noite.
    Meu nome é Karina e moro na cidade de São Vicente de Minas- MG. Nasci em Paulo Afonso e fui batizada nesta Paróquia. Preciso do meu Batistério para me casar e gostaria de um telefone de contato.
    Desde já agradeço a atenção.

Karina de Oliveira Ataídes
    1. Olá Karina, bom dia.

Você pode ligar para o (75) 3281-4268.

Raquel Melo