Paróq. de S. Tereza de Jesus – Ribeira Do Pombal

A aldeia chamou-se inicialmente Cana Brava, ou melhor, Santa Teresa de Canabrava, como era mais conhecida. Localizada no caminho para o rio São Francisco, Canabrava ficou muito conhecida na época, como pouso dos viajantes que se dirigiam para aquele rio. No início do século XVIII o Colégio da Bahia mantinha, nas proximidades, algumas fazendas de gado bovino e de cultura de mandioca, milho e outros cereais, o que fortaleceu a exploração agropecuária local. Em 1754 foi criada a freguesia, que tomou o nome de Pombal, por ser o seu pároco, Padre João Campos de Cerqueira Pombal, parente do Marquês de Pombal.

A Carta Régia de 8 de maio de 1758 criou o Município. Em virtude dos Decretos estaduais nºs. 7455 e 7479, respectivamente de 23 de junho e 08 de julho de 1931, foram extinto o Município e seu território anexado ao de Cipó. Restaurou-o, porém, o Decreto n. 08643, de 19 de setembro de 1933.

A Paróquia foi criada em 1754. Evangelizada, nos seus primórdios, pelos padres jesuítas dedicados à catequese dos índios. Ribeira do Pombal possuiu nos seus arquivos, os nomes do Padres que passaram pela Paróquia. Vamos listar os mais recentes, a partir de 1938, com o Padre Aníbal Coelho, seguido do Padre Francisco de Assis Silva; Padre Epifanio da Costa Borges e Padre Emilio Ferreira Sobrinho, atual Pároco, desde 1968.

Nome do Padre da Paróquia
Padre da Paróquia
Telefone:
75.3281.4268
Skype:
padre_online@skype.com
padre@diocesedepauloafonso.com.br
Aqui em breve você será exibido um breve histórico do Padre desta paróquia, com informações do seu histórico e mais detalhes caso precise entrar em contato com o mesmo. Aguarde e entre contato com os dados informados acima. Leia Mais