19 de março de 2024

Nossos Bispos

Bispo Atual

DOM GUIDO ZENDRON Atual Bispo Diocesano “Cristo Redentor dos Homens”

Italiano de Trento trabalhou por 14 anos em Salvador. Foi sagrado bispo da Diocese de Paulo Afonso em maio de 2008. Aqui chegando foi acolhido com muito entusiasmo. Investido de sua missão episcopal, percorreu toda a Diocese para conhecer a situação espiritual e material de seus diocesanos e de sua diocese.

Bispo que já serviram em nossa diocese

DOM JACKSON BERENGUER PRADO 1º Bispo – 1971 a 1983 “Somos todos Irmãos”

Baiano de Tucano foi o primeiro bispo a assumir três dioceses: Vitoria da Conquista, Feira de Santana e Paulo Afonso. Estruturou a Diocese, construiu o Centro Comunitário de Gloria, escolas, capelas. Estimulou o Grupo Bíblico, o Cursilho de Cristandade e os grupos de jovens. Faleceu em abril de 2005.

DOM ALOYSIO LEAL PENNA 2º Bispo – 1984 a 1988 “Vim para Servir”

Paulista de Piquete. Dom Aloysio é Jesuíta, foi ordenado sacerdote em 1963. Dedicou particular atenção ao clero, dinamizou a pastoral diocesana com as religiosas, criou paróquias, adquiriu o prédio para o Seminário, além de outras aquisições.Em 1988 foi transferido para Bauru–SP.

DOM MARIO ZANETTA 3º Bispo – 1988 a 1998 “Cremos na Caridade”

Italiano de Borgomanero, em maio de 1969, chegou aqui com o amigo Pe.Lourenço. Com a partida inesperada do amigo, assumiu a herança por ele deixada e deu continuidade aos trabalhos, sempre direcionados para o seu lema: CREMOS NA CARIDADE. Faleceu em 13 de novembro de 1998.

Dom Esmeraldo B. de Farias 4º Bispo – 2000 a 2007 “Levanta-te e Anda”

É baiano de Santo Antonio de Jesus. Enfatizou a formação dos leigos, demonstrou uma maior atenção às atividades missionárias, vocações sacerdotais e às comunidades de base. Promotor do Movimento dos padres do Prado. Na Diocese teve um grande trabalho missionário. Foi transferido para Santarém no Pará.