13 de Fevereiro de 2018 - 20:37 - Postado por Ivone Lima

Padre Adriano sobre a Campanha da Fraternidade: ‘Não sabemos e não devemos julgar a ninguém’

Padre Adriano Carvalho, apresentou na tarde desta terça-feira de carnaval 13, na última pregação do Vem Prá Cá 2018, as linhas gerais da Campanha da Fraternidade deste ano cujo tema é: ‘Fraternidade e Superação da Violência’ e lema: ‘Vós sois todos irmãos’ (MT 23,8).

Padre Adriano no Vem Pra Cá 2018.

O padre lembrou que desde a saída do Egito para a terra prometida, que o profeta Moisés procurou formas de enfrentamento da violência: “Se bem observados os dez mandamentos, cada um procurava evitar e enfrentar a violência: o amor a Deus, e não a um faraó, honrar pai e mãe, proteger a família ….  não matar.”

A Quaresma é o tempo ideal para o exercício de enfrentamento à violência

“Nós devemos aproveitar esse tempo de graça, para observar atitudes de violência que cometemos sem nem nos darmos conta, por exemplo: às vezes, se temos alguém que trabalha para a gente, tratamos como pessoas inferiores, isso também é um tipo de violência; quando vemos uma pessoa que cai em erro, vamos nós dizer que ‘bandido bom é bandido morto’, como se fôssemos donos da vida dos outros. Não pensamos se essa pessoa teve as mesmas oportunidades que nós tivemos, se teve família?, se teve educação?, não sabemos e não devemos julgar a ninguém porque não conhecemos o coração. Ninguém nasce ruim, Deus nos fez à sua semelhança.”

Quadra poliesportiva do colégio Cempa no centro de Paulo Afonso.

É preciso ir além

“O padre pediu que esse texto primordial para os nossos dias não ficasse restrito às celebrações da igreja, mas que fosse amplamente divulgado em todos os lugares. “A Campanha da Fraternidade não existe para durar só durante a Quaresma, mas deve ser um aprendizado que levamos para a nossa vida; isso deve ser dito nas escolas, na faculdade, e no trabalho, e ver como podemos superar a violência em tantos ambientes, é isso que nos pede a Campanha; para que a gente possa ter um mundo mais fraterno, uma sociedade de acolhimento, que ama, perdoa e abraça.”

Padre Adriano é chanceler da diocese de Paulo Afonso.

Entre o mundo e Deus:

Pascom.