9 de Janeiro de 2018 - 14:40 - Postado por Ivone Lima

17º Experiência Missionária: no povoado Baixa Verde, o encontro com a dor que não sai no jornal

Diz o compositor Haroldo Barbosa que a ‘A dor da gente não sai no jornal’. Os missionários que chegaram ao povoado Baixa Verde, área rural de Paulo Afonso [paróquia São Francisco de Assis], para o 5º dia de visitas da 17º Experiência Missionária da diocese de Paulo Afonso, conta-nos casos que de tão comuns são esquecidos pelo noticiário, afoito pelo novo e extraordinário.

Não deixa de ser incomum, no entanto, que na terra da energia que ilumina parte do país haja localidades sem luz elétrica, quem nos escreve é a missionária Flávia Neves:

Missionários visitam família no povoado Baixa Verde, Paulo Afonso-BA.

“Partiu apressadamente” Lc 1, 39.

Foi com grande alegria que os missionários, no povoado Baixa Verde, visitaram a casa do senhor Manoel João e sua filha Rosiete localizada à 5km do centro do povoado. Uma casa simples, porém, muito acolhedora. O percurso até a casa foi difícil, mas ao chegar depararam – se com um homem marcado pelas lidas do dia a dia, ainda triste pela morte de sua esposa. Sua filha, muito educada, acolheu – os muito bem e partilhou um pouco de como é a vida naquele lugar, distante de outras casas sem energia elétrica e água encanada. Dona Rosiete demonstrou todo o amor que tem para com o seu pai, deixando sua família para cuidar dele, naquele local um pouco mais afastado.

Em Paulo Afonso, terra da energia, há localidades cuja luz ainda é a natural.

Pascom