Artigos, Textos e Notícias

header background
8 de julho de 2017 - 15:28 - Postado por Ivone Lima

Pe. Adriano fala do retiro anual do clero ocorrido em Juazeiro-BA. ‘Momentos fraternos e de partilha’

Retiro é sempre a oportunidade privilegiada que os sacerdotes têm de um aprofundamento de seu ministério, com Deus e com o seu serviço exercido na Igreja.

Nos dias 03 a 06 de julho no centro diocesano de da diocese de Juazeiro-BA, ocorreu o retiro anual dos sacerdotes da diocese de Paulo Afonso, sendo o orientador espiritual para esses dias ricos o bispo de Juazeiro Dom Beto.

Retiro aconteceu na cidade de Juazeiro-BA.

No dia 03 logo após o jantar houve a missa de abertura presidida por Dom Guido bispo diocesano de Paulo Afonso, na ocasião o bispo na sua reflexão baseou-se nas três dimensões que poderão prejudicar o ministério sacerdotal que são: ” formalismo, moralismo e sentimentalismo”. Encerrando a Santa Missa, dom Beto fez suas colocações iniciais e o planejamento dos horários a cumprir.

Todo o decorrer do retiro tivemos como reflexão iluminada com a Palavra de Deus a Experiência com Deus lembra dom Beto “O sacerdócio ministerial é uma profunda experiência de Deus com Cristo”.

Tivemos momentos profundos com a oração, a devoção mariana e momento de confissão com a Celebração penitencial.

Bispo dom Beto conduziu o retiro do clero pauloafonsino.

Foram dias de reflexão pessoal,onde serviu para que cada padre renovasse o seu amor e serviço ao o seu ministério, tivemos na oportunidade partilhas pessoais e com a Palavra de Deus, momentos fraternos onde percebemos a alegria de sermos um clero que ama a sua vocação e a importância do chamado de Cristo que sendo o Filho de Deus e Cabeça da Igreja continua acreditando na fragilidade humana para confiar a sua missão, pois só sendo um Deus rico e misericordioso que nos ama por aquilo que nós somos que coloca o seu bem precioso que é o seu rebanho nas nossas mãos.

O retiro teve seu término na quinta dia 06 com avaliação onde percebemos a positividade destes dias os próprios padres demonstraram a satisfação pessoal de participarem deste momento oportuno e necessário para sua vida ministerial e espiritual. Logo após foi servido o almoço que manteve um ar de confraternização e de agradecimento aos padres que ali puderam está e aos bispos que proporcionaram essa riqueza.

Cordialmente,

Pe. Adriano Alves Carvalho

Sobre o autor

Recentes Post

Comentários

Sem Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>