15 de julho de 2017 - 16:02 - Postado por Ivone Lima

Diocese de Paulo Afonso sedia 23º Aprofundamento do Encontro de Casais com Cristo – Regional 3

“A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana”, (Vinícius de Morais).

A diocese de Paulo Afonso sedia neste fim de semana, entre os dias (14 e 16), o ’23º Aprofundamento do Encontro de Casais com Cristo, do Regional Nordeste 3 – que reúne dioceses dos Estados de Sergipe e Bahia, nas dependências do colégio João Bosco, no centro.

Abertura do 23º aprofundamento de Encontros de Casais com Cristo Regional Nordeste 3.

O bispo dom Guido Zendron anfitrião, escolheu como tema ‘Família que ama Jesus acolhe a Mãe da Misericórdia, e torna-se berço para a comunidade’ e o lema: ‘Mulher eis aí o seu filho; eis aí a sua mãe’.

Às 19 horas desta sexta-feira (14), na quadra poliesportiva do colégio, os casais, religiosos e organizadores do evento, participaram do acolhimento, com as apresentações dos grupos das várias cidades dos referidos Estados, cantos, oração e uma palestra proferida por dom Guido.

Casais se apresentam na acolhida do encontro que acontece ate´amanhã, domingo, na quadra poliesportiva do colégio João Bosco, no centro de PA.

Segundo a organização do movimento, o objetivo do encontro é refletir sobre o amor e a família; mais especificamente sobre os temas escolhidos, citados acima, e crescer com a troca de experiência que será compartilhada nos três dias de convivência, com o auxílio especial do Diretor Espiritual do Regional, Frei Beto e dos padres que também acompanham as atividades dos grupos.

Começar de novo

“Nós vivemos num tempo que cada um de nós espera um novo início, como seria bom se pudéssemos começar de novo, quer na vida pública, quer nos relacionamentos sociais – que se tornam cada vez mais difíceis, quer na convivência familiar, e também neste ímpeto missionário e evangelizador da Igreja”, iniciou dom Guido.

Muita música para celebrar o encontro de casais na diocese de Paulo Afonso.

Segundo explicou o bispo, o mais difícil hoje é exatamente encontrar casais que queiram participar do serviço da igreja, que se disponibilizem à catequese, por exemplo, e de forma mais ampla que “queiram se colocar a serviço do próximo.”

A mudança dispensa do discurso

“Discursos não são suficientes, já fizemos tantos… Quem aqui, entre os senhores e senhoras não falam todos os dias aos filhos o que é bom e ruim, e no entanto, os filhos fazem o que querem? Os discursos apressados de hoje não chegam mais ao coração, nem serve mais conselhos morais – todos sabem o que devem fazer , e não obstante, fazem exatamente o contrário-, nós precisamos encontrar algo ou alguém que possa preencher, nos mover (…) então nós precisamos nos deixar amar por Jesus, e assim sermos seus amigos, e temos intimidade com Ele. Pensem o que significa a renúncia de Cristo no relacionamento entre marido e mulher, entre pais e filhos. Sem prepotência e sem orgulho.

Dom Guido se baseou também no documento de Aparecida e no Ano Mariano para palestra no evento.

Lavar os pés

“Deixar Cristo lavar os nosso pés não é facultativo, é uma necessidade, amar a Deus e ao próximo, se deixar amar por Deus para poder amarmos o próximo. Para pertencer a Cristo precisamos fazer gestos humanamente absurdos, que vão de encontro ao nosso orgulho – muita vezes contra as tradições, como fazia Jesus, o Papa Francisco fala ‘fazer algo diferente do que ‘sempre se fez assim’ e com esses gestos, humanamente estranhos, Jesus nos mostrou que seu reino tem critérios contrários a qualquer reino humano – no reino humano o poder – e no reino de Cristo é o serviço.

Frei Beto Diretor Espiritual Regional do ECC.

Pe. Cosme diretor espiritual da Pastoral da Família diocesana.

Representantes de casais do Regional Nordeste 3.

Encontro teve missa na manhã deste sábado.

Encontro de amigos também.

Pascom