15 de Maio de 2017 - 11:52 - Postado por Ivone Lima

Pedro Alexandre: Carreata e celebrações de Crisma marcam o 1ª dia da Visita Pastoral de dom Guido

Depois de concluir as Visitas Pastorais nas Foranias V, IV e III, dom Guido começou neste domingo (14), sua segunda visita à Forania II, antes de chegar a Pedro Alexandre (paróquia de Nossa Senhora da Conceição), o bispo esteve em Canudos-BA.

Comunidade Lagoa dos Porcos, Pedro Alexandre, Pe. Antônio Gomes.

O pároco Antônio Gomes o recepcionou na comunidade Lagoa dos Porcos, na entrada do município, e depois seguiu em carreata até Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Dom Guido passará uma semana nesta que é a 15º etapa de suas vistas iniciadas em meados de 2014, na Forania V, em Macururé-BA.

1ª celebração da Visita pastoral em Pedro Alexandre, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Visita e dia das mães

″O que é uma mãe? Não é que eu tenha a pretensão de explicar, mas contemplando vemos que uma mãe é aquela que gera vida, mas se ela tem consciência – assim como o pai, que aquele filho que nasce não pertence a ela (…), mas que são instrumentos de Deus, e contemplando Maria e José entendemos o que é ser mãe e pai: olhar para os filhos desejando o bem dos filhos , disse dom Guido lembrando depois Santa Rita que preferiu ver os filhos morrerem do que matar alguém. ″Isto que Deus no final vai nos cobrar, não é o que nós conseguimos, mas no sentido bom, se nós conseguimos transmitir aos filhos a beleza da fé″.

Pe. Antônio abraça as mamães.

Almoço com o Terço dos Homens – presença marcante em Pedro Alexandre

É preciso dizer que o acolhimento de Dom Guido nesta paróquia está sendo especial. Desde sua chegada, com faixas de seja bem-vindo, ontem durante almoço com o Terço dos Homens, teve cantoria, um pouco da história do Movimento que ajuda muito ao pároco, e que tem homens desde senhores até rapazolas, vivem numa grande amizade e harmonia. Dom Guido quis saber como começou, surpreendentemente como quase tudo na Igreja, de um homem que ler mal e nunca havia rezado um Terço até ter encontrado um em sua Casa, que chegou pelo correio. ″Foi o Pe. Evanílson   que me viu na Igreja e pediu que eu iniciasse o Terço dos Homens aqui, e hoje graças a Deus somos muitos″, disse Zé de Eliseu, que fundou o movimento em 2009.

Movimento terço dos Homens de Pedro Alexandre.

Quati e Malhada Bonita: 38 jovens crismados

Comecemos pelo Quati – 21 jovens crismados –  que tem situação peculiar. A comunidade de São Pedro e São Paulo está numa fazenda, tem capela, porém, o povo migrou quase todo para a cidade, mas conseguem manter – apesar das dificuldades uma comunidade viva, os jovens saem da sede e continuam a missão por lá, em Malhada Grande – padroeiro João Batista- , já mais próxima da sede foram 17 crismados, dom Guido os aconselhou:

Recepção para dom Guido no povoado Quati.

″Como amigos nós precisamos nos ajudar, não tanto dizendo venham na missa, mas para dizer não se percam atrás das coisas que dão felicidade provisória, pensem um pouco, vocês conhecem mais do que nós, colegas de vocês que querem ir atrás de uma felicidade e encontram a morte: drogas, álcool e tantas coisas ruins hoje, os outros nos prometem vida e nos oferece morte, Jesus é contrário, Ele promete dar a vida, mas é Ele quem morre, este é a vida, este é o amor. Vamos através do Crisma vibrar e sentir no coração este amor forte de Deus″.

Comunidade São Pedro e São Paulo, Quati.

Pascom