Artigos, Textos e Notícias

header background
25 de maio de 2017 - 21:42 - Postado por Ivone Lima

Encontro Regional da Pascom promove integração e troca de experiências

A Pastoral da Comunicação (PASCOM) do Regional Nordeste 3 da CNBB se  reuniu entre os dias 19 e 21 de maio no 5º Encontro Regional com os coordenadores das Dioceses da Bahia e Sergipe.

O Encontro foi assessorado pela coordenadora da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Natal (RN), Cacilda Medeiros, que tratou das formas possíveis de articular a Pascom nas paróquias, Dioceses e também a nível Regional. Segundo Cacilda, “a Pascom tem ações específicas ligadas a outras pastorais. Estamos a serviço dos outros, evangelizando e construindo comunhão”.

Dom Josafá, que também participou do encontro, refletiu conosco sobre a 51ª Mensagem para o Dia Mundial para as Comunicações,

A formação aconteceu no Instituto Frei Ludovico. Participaram 18 membros novos e antigos da Pascom de 12 Dioceses do nosso Regional. Entre eles, 4 sacerdotes que assessoram ou coordenam a comunicação em Igrejas Particulares.

Na abertura, o bispo de Barreiras e referencial para a Pastoral da Comunicação no NE3, Dom Josafá, que também participou do encontro, refletiu conosco sobre a 51ª Mensagem para o Dia Mundial para as Comunicações, escrita pelo papa Francisco este ano (clique aqui). Dom Jasafá explicou que Francisco convida, sobretudo aos profissionais que trabalham com os meios de comunicação, a selecionarem bem os fatos que são abordados em seus veículos “decidir se quer moer em sua azenha trigo ou joio”; bem como a perspectiva com a qual esses acontecimento são abordados “os óculos adequados para decifrar a realidade só podem ser os da boa notícia”.

Durante o encontro de manhã missa na capela do instituto.

As atividades foram encerradas com uma palestra da advogada Taciane Barros sobre legislação e mídia, destacando os crimes que são cometidos na internet. O objetivo foi tomar conhecimento e tirar dúvidas sobre os crimes que podem ser cometidos contra a honra (calunia, difamação e injúria), bem como a responsabilidade civil no âmbito das redes sociais, muitas vezes ignorada por quem utilizar a internet, mesmo para evangelizar.

O encontro terminou com a meta de iniciar o planejamento de um mutirão de comunicação envolvendo todos os agentes da Pascom do Regional Nordeste 3. Além disso, o desejo é que a partir de agora possam ser fortalecidas as sub-regiões pastorais para que, integrados e bem formados, possamos realizar ainda melhor a importante missão da Pastoral da Comunicação em nossas comunidades.

Publicado por em 25, maio 2017

Sobre o autor

Recentes Post

Comentários

Sem Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>