16 de Abril de 2017 - 12:12 - Postado por Ivone Lima

Vigília Pascal – ‘Nenhum de nós se quer ser cristão, pode viver a indiferença’, salienta dom Guido

Neste Sábado Santo (15), terminou caminhada quaresmal, dentro de uma das celebrações mais belas e importantes da Igreja: Vigília Pascal.

“Então o anjo disse às mulheres: “Não tenhais medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava” (Mateus 28, 5-6).

Na comunidade de Nossa Senhora das Graças (rua José de Alencar) o bispo dom Guido, Pe. Roni, a equipe litúrgica mais centenas de pessoas se concentraram ao redor da fogueira, até que o padre acendesse o Círio Pascal, na noite escura, umedecida pelos pingos de chuva.

Sábado Santo- celebração da Vigília Pascal, Paulo Afonso-BA.

″É importante lembrar que este é o Cristo Ressuscitado, que se tornou Senhor, não a partir do poder, do ouro ou da prata, mas doando seu sangue precioso″, disse o bispo para então sair em procissão.

A celebração da Vigília Pascal tem quatro partes: liturgia da Luz, liturgia da Palavra, liturgia Batismal e liturgia Eucarística, por isso caminhado por alguns minutos até a Catedral, e sendo iniciada por volta das 21 horas, e com o batismo de Wesley (adolescente), estendeu-se até depois das 23 horas, um momento realmente para dar ânimo na caminhada a partir da ressurreição, segue dom Guido:

Círio Pascal aceso, hora de caminhar.

Homilia

Catedral de Fátima, como nos dias anteriores, muita gente para acompanhar a Vigília Pascal.

″Eu estava pensando em quantos também entre nós, por causa da corrupção, do egoísmo, perderam tudo, por causa de alguns que pensaram só em si mesmos, foram prejudicados, quantos entre nós, talvez aqui entre vocês vivem a solidão de não ter um trabalho para sustentar a família, trevas e solidão que pode chegar também para os que já trabalharam mais por causa de uma infeliz reforma da previdência, não chegue a uma aposentadoria digna – é verdade que precisa de reformas- , mas não pode ser sempre os outros que paguem, é por isso é importante que aqueles que vivem nas trevas com ou sem trabalho, que tenham essa esperança, que confie: alguém vai tirar a pedra e é Jesus″.

Água que será abençoada para o batismo de Wesley, e depois aspergida nos fiéis.

Dom Guido, na sua parte de sua homilia, tocou num assunto que hoje é motivo de muitas preocupações por parte dos pais: os filhos que apresentam sinais de morte, continua o bispo:

″Jesus encontra uma mãe, viúva, que estava indo enterrar o seu único filho, o desespero e a solidão da morte, e Jesus chega: ‘mulher não chores, entrega o teu filho a mim’, eu penso também nas mães que perderam seus filhos mortos pela violência, por acidentes, que vivem uma solidão que ninguém pode curar, estas mulheres e pais também que Jesus diz: ‘não chores mais’ Eu sou a tua companhia, Eu sou a tua esperança, penso aqui aquelas mães que têm os filhos vivos, mas que carregam a morte: por causa, da droga, do álcool e de outros vícios, também experimentam a solidão, e a força da ressurreição é justamente acreditar que Jesus nos ama até o fim″.

Círio Pascal na água do batismo.

Ainda sobre a família, o bispo tocou nas segundas uniões:

″Muitas famílias não conseguiram levar os casamentos, e muitas vivem já a segunda união, Jesus também olha para vocês, e diz que não tenham medo, se não podem comungar, mas o façam espiritualmente, podem participar da igreja, da compaixão de Cristo e ajudar a tantas pessoas a reconhecer a beleza do amor, diante de Jesus, o insucesso não corresponde imediatamente ao insucesso, mas a uma ferida que desperta o nosso coração, Jesus ressuscita também a vocês″.

Batismo do adolescente Wesley.

Finalizando, o bispo explicou que o batizado precisa se colocar a serviço:

″Diante de Jesus Cristo podemos ter duas possibilidades: os apóstolos ficaram em casa, dizendo que Jesus havia morrido, e que por isso não tinham nada para fazer, e as mulheres, mais sensíveis que nós homens, foram ao túmulo, tristes mais carregando uma esperança, tristes mais acreditando que algo de bom pode acontecer, e acontece, nenhum de nós se quer ser cristão, pode viver a indiferença, diante de qualquer situação, seja qual for, olhando para os outros, pode dizer: não tem mais jeito […] o que salva  a nossa vida é a oração, é nos colocarmos diante de Jesus”.

Mais fotos da Vigília Pascal

Pascom.