Artigos, Textos e Notícias

header background
14 de março de 2017 - 08:34 - Postado por Ivone Lima

A equipe de remo Carranca boat de Paulo Afonso é referência na América Latina para tratamento contra o câncer de mama

Mulheres que vencem o câncer de mama do município de Paulo Afonso e três que vieram de Brasília, voluntários e a equipe de remo do Carranca boat, começaram nesta segunda-feira (13), na Casa de Cultura – Centro-, um ciclo de palestras sobre os benefícios do esporte, especialmente para mulheres com câncer de mama, mas não somente a elas.

″É importante dizer que o remo produz o mesmo benefício em homens que tiveram câncer de próstata e em outras partes do corpo″, disse Gorete, umas das  mulheres que fazem parte do Instituto Vencendo o Câncer (IVECAN).

DSCF9754

Mulheres que vão aprender mais sobre os benefícios do remo para o câncer de mama, em Paulo Afonso.

São histórias que se cruzam na dor, desesperança, depressão e medo da morte, mas vencidas as primeiras etapas, se unem em sentimentos que recuperam a autoestima, e vão se renovando à medida que descobre à vida após o câncer.

″Nós tivemos câncer de mama e lutamos todos os dias pela vida. O que nos mata é a não reação, por isso o remo não me devolveu apenas a saúde, eu era sedentária e fui forçada a mudar hábitos e hoje sou outra, transformada″, disse uma das mulheres. Note-se que é surpreendente o tanto de mulheres jovens diagnosticadas com câncer de mama.

DSCF9768

Presidente do Instituto Vencendo o Câncer (IVECAN).

O empresário Cesare Decarli há três anos pratica o esporte em Paulo Afonso, inclusive tem um projeto social que atende crianças carentes do município, no momento infelizmente está parado, por falta de estrutura, como, por exemplo, de um banheiro.

Cesare a convite de Dr. Don McKenzie – médico PHD, professor no Departamento de Medicina Esportiva da Universidade de British na Columbia – participou ano passado do evento Ka Ora Brasil, na praia de São Vicente-SP, na primeira regata da América do Sul voltada para mulheres com câncer de mama. Por esse fato, está em Paulo Afonso a referência.

DSCF9769

‘Meu médico me deu 3 meses de vida, luto contra o câncer há 17 anos’

″Estou muito feliz com a vinda de vocês aqui e tenho certeza que vocês vão aprender para ensinar depois a outras pessoas″.

As aulas acontecem durante esta semana, na Casa de Cultura, localizada no centro de Paulo Afonso, na Av. Getúlio Vargas.

DSCF9773

Contato para ajudar o Instituto.

Instituto Vencendo o Câncer (IVECAN)

Felizmente existe esta iniciativa para esse grupo de mulheres que visitam, cuidam, instruem e se apoiam. Fundado ano passado, só contam com ajuda de voluntários e precisa muito da ajuda da sociedade, só quem tem um paciente diagnosticado com câncer na família sabe o que elas passaram e passam. Então toda ajuda é bem-vinda.

DSCF9764 DSCF9761

DSCF9755 DSCF9765

PASCOM

 

Sobre o autor

Recentes Post

Comentários

Sem Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>